Na manhã da última terça-feira, 11, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, recebeu a visita do superintendente regional do Trabalho no Paraná, Paulo Alberto Kroneis e do cordenador de Planejamento da Superintendência Regional do Trabalho, Ricardo Honório. A visita teve o objetivo de ratificar a intenção do órgão em dar continuidade aos entendimentos com o CRCPR iniciados em 2019 para o estabelecimento de um termo de cooperação para assuntos trabalhistas relacionados a atividades contábeis, a exemplo do esforço de divulgação da Carteira de Trabalho Digital, divulgada pelo site do CRCPR em novembro de 2019.

"Agradecemos o apoio e reitero que temos plena disposição em dar continuidade a esta parceria, pois acreditamos que o bom relacionamento entre os órgãos só pode trazer bons frutos à classe contábil", disse o presidente Jochem.

Visita representantes DRT 11-2-20 (3).JPG

Kroneis contou que sua equipe vem desenvolvendo um trabalho bastante inovador para reduzir a burocracia e trazer mais transparência e equilíbrio às relações trabalhistas. "Algumas de nossas propostas vêm sendo apreciadas pelo Ministério da Economia e estão sendo expandidas para todo o Brasil. Este ano no nosso foco será incentivar as mediações, para ajudar a reduzir a judicialização na área trabalhista", disse.

Visita representantes DRT 11-2-20 (5).JPG

Durante o encontro ficou acertado que o CRCPR gravará em breve uma palestra sobre a Carteira de Trabalho Digital, ministrada por Kroneis, para divulgar no seu cana do Youtube, o CRCPR Play, explicando todos os detalhes da nova ferramenta. "Muitas empresas ainda não estão aceitando contratar trabalhadores que possuem apenas a CTPS digital e é muito importante que os contadores tenham pleno conhecimento de como ela funciona, para esclarecer seus clientes de que ela substitui plenamente a carteira de trabalho física. Até porque a previsão é de que a carteira em papel deixe de ser emitida até 2021", disse o superintendente.

Também participaram da reunião os vice-presidentes de Adm. e Finanças e de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Roberto Marques de Figueiredo e Aguinaldo Mocelin, além dos diretores superintendente e operacional, Gerson Borges de Macedo e Hugo Catossi, respectivamente.