Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Sucesso de público: Abertura da 16ª Convenção reúne mil pessoas no Bourbon Cataratas em Foz

Cerca de mil pessoas acompanharam a abertura da 16ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, na noite desta quarta-feira, 15, no auditório Cataratas do hotel Bourbon. A cerimônia contou com discursos de líderes contábeis, empresariais e políticos, apresentação de orquestra e o show artístico “Foz do Iguaçu, Terra de Todos os Povos”. Um coquetel de confraternização entre os congressistas na área de realização da Feira de Negócios fechou a noite com chave de ouro. Vinte estados brasileiros e 167 delegações de contabilistas estavam representados.









imagem
Mesa de honra da Convenção.






Na mesa de honra, estavam a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta e o presidente do Sincofoz, Ocivaldo Gobetti Moreira, Ademar da Silva, secretário municipal da Fazenda de Foz do Iguaçu, o deputado estadual Douglas Fabrício, o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, o presidente da FBC, José Martônio Alves Coelho, Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Divanzir Chiminácio, presidente da Fecopar, Moacyr Carlos Baggio, presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Adelino Dias Pinho, presidente da 5ª Seção Regional do Ibracon, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, o presidente da comissão organizadora da 16ª Convenção, Paulo César Caetano de Souza; a coordenadora local do evento, Elizangela de Paula Kuhn, Carla Louzada Dornelles Pacheco, presidente do IPMCont; Mauro Cesar Kalinke, presidente do Sescap-PR; Ardisson Naim Akel, presidente da Jucepar; o procurador de justiça Alfredo Nelson da Silva Baki; Irineu zanuzzo, vice-presidente da CNPL, Confederação Nacional das Profissões Liberais, e Joel de Lima, representando o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional – Jorge Miguel Samec.









imagem
Gerson Borges de Macedo conduziu o cerimonial de abertura do evento.






Os presidentes dos 17 sindicatos de contabilistas do Paraná ou, em alguns casos, seus representantes, também participaram. Eles entraram no auditório com as bandeiras das respectivas entidades que representam: Sicap, Sinconcam, Sincovel, Sicontiba, Sincobel, Sincopuava, Sincolon, Sincontábil, Sincolpar, Sincopar, Siconp, Sicopon, Sincofron, Sincoeste, Sincouma e Sindicounião.

Lucélia abriu os trabalhos da noite e contou à platéia um pouco de sua trajetória no CRCPR, desde a época em que era conselheira suplente: "Entendi que, sendo conselheira suplente ou efetiva, o trabalho era o mesmo para quem se dispunha a trabalhar. O meu destino estava traçado e eu não sabia. Neste momento, assistindo a essa cerimônia linda e emocionante, e agora anunciada aqui como presidente do CRCPR, passa um filme na minha cabeça - um filme que me dá a certeza de que todos nós temos um destino traçado! Em dez anos eu saí do conforto do meu escritório e hoje estou aqui… diante de tantos amigos, ajudando a realizar essa que é o maior evento da classe contábil do Paraná! Precisamos entender os presentes e as missões que Deus nos dá".

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Paulo Caetano, afirmou que a Convenção é a consolidação de um sonho: "Nesse momento posso dizer a todos vocês que estamos consolidando e inserindo a 16ª Convenção dentre os maiores eventos da classe contábil brasileira, com aproximadamente 1000 participantes. Isso é um sonho realizado".

Já a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, disse que a Convenção “é uma resposta do trabalho pautado pela seriedade e que está sendo desenvolvido por uma equipe que acredita na profissão contábil”. Na oportunidade, a presidente da Abracicon convidou a plateia para participar do IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista, a ser realizado de 27 a 30 de novembro, a bordo do navio Preciosa. “Vamos mostrar para a sociedade a força, poder e mobilização da contabilidade brasileira”, afirmou a presidente. Para o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), José Martonio Alves Coelho, a gestão da presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, apresenta a força da profissão paranaense por reunir representantes de entidades contábeis brasileiras.

O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, fez um discurso político, reforçando a necessidade dos profissionais elegerem um candidato no Congresso Nacional que ajude a aprovar projetos de interesse da classe. “99% das empresas estão nas nossas mãos. Somos 500 mil profissionais e mais de 80 mil Organizações Contábeis e temos condições de colocar um representante de peso na Casa Legislativa do País, pensem nisso”, disse o presidente da Fenacon.

O deputado estadual e técnico em Contabilidade, Douglas Fabrício, ficou impressionado pelo momento pela qual passa a profissão. “Todos nós precisamos de um profissional da Contabilidade e vocês estão demonstrando hoje, a força que a profissão possui”.

Juarez Domingues Carneiro, presidente do CFC, fez uma retrospectiva do Conselho Federal desde a aprovação do Decreto Lei 12.249/10, sancionado pelo presidente Lula. “Nesses últimos anos, a classe contábil adquiriu respeito, aprimorando o seu conhecimento técnico, por meio da ética e transparência”. Juarez falou da presidência do Glenif, da convergência das normas internacionais de Contabilidade, do 19ª Congresso Brasileiro de Contabilidade, e do Ano da Contabilidade no Brasil. “Estamos dando um passo decisivo em busca do reconhecimento que a nossa profissão merece, queremos que todos os brasileiros saibam do real papel que a Contabilidade possui para o desenvolvimento econômico da Nação”.

O cerimonial foi conduzido pelo diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, que enfatizou as características locais e peculiaridades de Foz do Iguaçu: “Setenta povos vivem aqui na paz de três nações amigas! Uma região que acolhe o mundo e a partir de agora estará acolhendo também a 16 ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Paraná! Bafejados pela beleza indescritível das Cataratas do Iguaçu – recentemente reconhecidas como uma das Sete Maravilhas da Natureza e eletrizados pela energia de Itaipu a maior usina hidroelétrica do mundo em geração de energia – e abençoados pela beleza exuberante da mãe natureza nessa região, é que estamos aqui, todos nós, a partir de agora, para fazermos juntos, um dos maiores eventos da classe contábil brasileira!”.





imagem
Artistas interpretaram o hino nacional e outras melodias conhecidas.





imagem
Orquestra e coral abrilhantaram a noite em Foz do Iguaçu



O coral da empresa De Paula Contadores Associados e a orquestra de Câmara do Paraná abrilhantaram a noite com a execução do Hino Nacional Brasileiro e as melodias Maria Maria, de Milton Nascimento, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, sob a regência do maestro Gil Gonçalves.

A 16ª Convenção é realizada pelo CRCPR e organizada pelo Sincofoz e a ACCPR, com o apoio de diversas entidades: CFC, Sescap-PR, Fenacon, Fecopar, IPMCont, CNPL, Convention Bureau de Foz do Iguaçu, Sindicatos e Associações de Contabilistas do Paraná e Itaipu Binacional.

Contabilista Emérito

Os participantes da Convenção irão eleger o contabilista emérito do Paraná, mediante votação eletrônica no estande do CRCPR. Os candidatos desta edição são Maurício Gilberto Cândido, Nelson Zafra e Vicente Pacheco. O currículo de cada um deles foi entregue ao público nas pastas do evento.









imagem
Show artístico roubou a cena ao final da cerimônia de abertura.






Assessoria de imprensa CRCPR, com assessoria de imprensa CFC.