Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

No próximo dia 25 de novembro, começa o prazo para a submissão de trabalhos para o 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), que acontecerá de 15 a 18 de novembro de 2020, em Balneário Camboriú (SC). Membros do Comitê Científico do evento reuniram-se, na semana passada, no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para acertar os últimos ajustes necessários ao sistema de submissão de artigos.

O coordenador do Comitê, Ernani Ott, disse que na reunião também foram tratados sobre temas para a composição de painéis e palestras. “Estamos levantando uma série de sugestões para compor a programação técnica do Congresso, com base nas áreas temáticas já definidas para a elaboração dos trabalhos”, afirmou. Ainda, segundo ele, o Comitê Científico elaborou lista com recomendações sobre palestrantes nacionais e internacionais.

O Comitê vai voltar a se reunir no início de 2020 para dar andamento às etapas do processo de avaliação dos trabalhos que serão selecionados para apresentação no 21º CBC. O prazo final para a submissão de trabalhos é o dia 8 de maio, e a divulgação do resultado está prevista para 28 de julho de 2020.

Áreas temáticas

Os autores de artigos científicos e técnicos devem ficar atentos às áreas temáticas e as respectivas abordagens.

De acordo com Ott, as áreas foram escolhidas com base no lema do 21º CBC – Ser Contábil: humano, digital e ético – e têm a finalidade de orientar o desenvolvimento de pesquisas, refletindo questões atuais relacionadas à contabilidade e propondo discussões para o aprimoramento da Ciência Contábil.

As áreas temáticas e suas abordagens são:

Auditoria e Perícia: Asseguração (assurance); Auditoria como mecanismo de governança; Auditoria interna e externa; Auditoria de Tecnologia da Informação; Gestão de riscos na auditoria; Normas de auditoria; Relatório de auditoria; Fraudes e erros; Mediação e arbitragem; Perícia judicial e extrajudicial; Responsabilidade penal e civil do auditor e do perito; e Educação profissional continuada do auditor e do perito.

Contabilidade Financeira: Reconhecimento, mensuração e evidenciação; Determinantes ou consequências da qualidade da informação contábil; Teoria da Contabilidade Financeira; Efeitos de mudanças das normas contábeis; Contabilidade aplicada a pequenas e médias empresas; Análise das demonstrações contábeis; Finanças corporativas e Contabilidade; e Governança corporativa e Contabilidade.

Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor: Auditoria pública; Contabilidade governamental na gestão de recursos públicos; Controladoria na gestão pública; Evidenciação de informações à sociedade; Lei de Responsabilidade Fiscal; Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público; Sistemas de administração financeira, orçamentária e a contabilidade governamental; Custos no setor público e no Terceiro Setor; Desempenho do setor público e do Terceiro Setor; Contabilidade, gestão e prestação de contas de entidades do Terceiro Setor; e Regulamentação das entidades do Terceiro Setor.

Contabilidade Socioambiental e Sustentabilidade: Desempenho e sustentabilidade corporativa; Gestão e contabilidade ambiental; Gestão da responsabilidade social corporativa; Indicadores sociais e ambientais; Relatórios de sustentabilidade; e Relato integrado.

Contabilidade Tributária: Estudos de tributação em um país e entre países; Tributação internacional; Planejamento tributário; Governança tributária; Reforma tributária; Incentivos fiscais; Regimes de tributação; Tecnologia e tributação; Elisão e evasão fiscal; e Fraudes tributárias.

Contabilidade Gerencial e Controladoria: Aspectos comportamentais da contabilidade gerencial; Controladoria e sistemas de apoio à decisão; Controladoria e gestão de riscos; Tecnologia da Informação e sistemas de informação gerencial; Gestão estratégica de custos; Sistemas e métodos de custeio; Planejamento estratégico e operacional; Instrumentos de planejamento e controle; Avaliação de desempenho e plano de incentivos; Inovação em contabilidade gerencial; e Estudos teóricos em contabilidade gerencial e controladoria.

Educação e Pesquisa em Contabilidade: Análises crítico-metodológicas da produção científica; Avaliações institucionais e de curso; Avaliações de ensino-aprendizagem – aluno e professor; Aspectos comportamentais do processo de construção do conhecimento; Estruturas curriculares; Estudos bibliométricos e sociométricos; Teorias, metodologias, modelos, métodos, técnicas e instrumentos de educação e pesquisa; Normas internacionais de educação em Contabilidade; e Processo de ensino-aprendizagem.

Temas Livres: Assuntos relacionados à contabilidade não incluídos nos temas anteriormente especificados, especialmente aqueles associados ao lema do Congresso: “Ser Contábil: Humano, Digital e Ético”.

Confira aqui as regras para submissão de trabalhos, o calendário e a compasição do Comitê Científico.

Sobre o 21º CBC: SER CONTÁBIL – HUMANO, DIGITAL E ÉTICO

Camboriu-4-1024x507[1].pngO Congresso Brasileiro de Contabilidade é realizado a cada quatro anos e vem reunindo um número cada vez maior de participantes, além da presença dos mais respeitados nomes da área contábil nacional e internacional. O 21º CBC constitui um cenário único para a discussão da evolução da classe contábil, que cria oportunidades de negócios, além de oferecer ao público presente um ótimo momento para a troca de ideias e experiências e um palco de debates sobre procedimentos, técnicas, evolução e atualização de conhecimentos e realidade global. De 15 a 18 de novembro de 2020, mais de 6 mil profissionais da contabilidade estarão reunidos em Balneário Camboriú (SC) para participar de um momento rico da Contabilidade brasileira, cujo lema é  SER CONTÁBIL – HUMANO, DIGITAL E ÉTICO. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui.


Fonte: CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.