Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Evento tem inscrições gratuitas e transmissão no o canal da STN no YouTube



Fonte: Comunicação CFC/Apex

Na próxima terça-feira (23), 8h30 às 18h, canal da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) no YouTube transmite gratuitamente o  VII Seminário Brasileiro de Contabilidade e Custos Aplicados ao Setor Público (SBCASP). O evento é uma realização da STN, do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Secretaria Especial do Tesouro e Orçamento (Seto) e do Ministério da Economia (ME).

Confira a programação:

8h30- 9h15 – Cerimônia de abertura

Na abertura do evento, estarão presentes o secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, o presente do CFC, Zulmir Breda, o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil, Morgan Doyle, a economista líder do Banco Mundial para o Brasil, Shireen Mahdi, a representante do Fundo Monetário Internacional no Brasil, Joana Pereira, e o presidente do Internacional Public Sector Accounting Standards Board, Ian Carruthers.

9h15 - 10h30 – Painel 1: Contextualização do processo de convergência no brasil e no mundo

O presidente do International Public Sector Accounting Standards Board (Ipsasb), comitê ligado à International Federation of Accountants (Ifac), Ian Carruthers; o vice-presidente Técnico do CFC e conselheiro da Ifac, Idésio Coelho, e a coordenadora Operacional do Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP-CASP) do CFC, Gildenora Millhomem, serão os painelistas do primeiro tema abordado no seminário. Já o especialista sênior do Banco Mundial, Leonardo Nascimento, será o moderador do painel.

10h40 - 12h10 – Painel 2: Impactos da adoção das IPSAS nas demonstrações contábeis da União e de estados e municípios

Este painel será comandado pelo subsecretário de Contabilidade Pública da STN, Heriberto Nascimento, pelo contador-geral do Estado do Rio Grande do Norte, Flávio Rocha, e pela contadora-geral do município de Salvador (BA), Luciana Borges. A moderação ficará a cargo da coordenadora Operacional do CP-CASP do CFC, Gildenora Milhomem.

14h - 15h30 – Painel 3: A importância da auditoria financeira para a qualidade das demonstrações contábeis no setor público

O primeiro painel da tarde contará com as contribuições do diretor do Tribunal de Contas Europeu, Peter Welch, diretor de Auditoria Financeira do Tribunal de Contas da União (TCU), Heitor Silveira, e do Auditor do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Leandro Menezes. A moderação será conduzida pelo conselheiro do CFC e auditor do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), Antônio Carlos.

15h30 - 16h45 – Painel 4: Norma Brasileira de Custos no setor público

Dando continuidade ao evento, este painel terá como palestrantes o professor doutor da Universidade de Brasília (UnB) César Tibúrcio; o professor doutor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Luiz Carlos Oliveira; e o professor doutor Universidade de São Paulo (USP) Welington Rocha; e a coordenadora de Custos da STN/ME, Rosilene Souza. A professora doutora da USP e membro do Ipsasb Patrícia Varela será a moderadora do bate-papo.

17h00 - 18h00 – Painel 5: Estatísticas de finanças públicas sob o regime de competência (GFSM 2014)

A economista sênior do Fundo Monetário Internacional (FMI) Mariana Sabates e o gerente de Estatísticas de Finanças Públicas da STN, Artur Santos, serão os painelistas da palestra que encerrará o seminário. Já o subsecretário de Contabilidade Pública da STN, Heriberto Nascimento, fará a moderação do painel.

O evento é gratuito. Para acessar o canal da STN no YouTube, clique aqui.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.