Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

O novo presidente do CRCPR, contador Everson Luiz Breda Carlin, fala sobre seus planos e expectativas para sua gestão


O contador Everson Luiz Breda Carlin presidirá o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná pelos próximos dois anos. Bacharel em Ciências Contábeis, com MBA/MSc em Administração Estratégica Avançada, ele é empresário, sócio fundador do Grupo ZHC (organização especializada em Avaliação de Empresas e em projetos de Fusões e Aquisições), especialista em Avaliação de Empresas (Valuation), Avaliação de Riscos (Due Diligence) e possui vasta experiência, nacional e internacional, em avaliação e negociação de empresas. Além disso, é especialista em projetos de reorganização societária, reorganização tributária e de governança corporativa/compliance. Atua ainda como auditor independente, perito e palestrante em eventos corporativos. Também é professor universitário de cursos de MBA, com passagem por renomadas universidades – FAE, PUCPR, Positivo e Esic – e é autor e coautor de livros de Finanças e de Contabilidade, com foco em temas como Fusões & Aquisições, Valuation, Compliance e Planejamento e Gestão Tributária. 


"Tudo o que eu conquistei devo ao conhecimento e à Contabilidade. Sou uma pessoa realizada na vida por causa do curso de Ciências Contábeis", orgulha-se Carlin

Nascido em uma família humilde em Rio Branco do Sul, passou a infância em Porto Amazonas, depois no bairro Pinheirinho, em Curitiba. Iniciou sua vida profissional aos 14 anos, como office-boy, depois auxiliar de escritório, em uma empresa do tradicional grupo empresarial R. Casagrande, onde chegou ao cargo de diretor superintendente. "Já naquela época, observei o papel fundamental que o contador tinha na empresa, e fui me interessando cada vez mais pelos meandros da profissão", conta. "Ao terminar o segundo grau - hoje chamado de ensino médio - sem condições financeiras para pagar um cursinho e entrar numa universidade pública, e certo de que o conhecimento seria o caminho para ter sucesso na vida, comecei a trabalhar em dois empregos, até juntar recursos para poder pagar meu curso superior. Nessa época eu já não tinha dúvidas quanto à faculdade que pretendia cursar: Ciências Contábeis. Assim, em 1985, ingressei na FAE. Nessa época eu já trabalhava com contabilidade e isso facilitou muito a minha vida universitária. Desse modo pude cursar a faculdade com ótimas notas e continuar trabalhando nos dois empregos", relembra. "Ao concluir a faculdade, a FAE já me convidou para trabalhar como professor, onde atuei de 1990 a 2004. Ali fiz MBA e mestrado, e passei a dar aulas não só na graduação, mas também na pós-graduação". 

Ainda sobre sua trajetória profissional, Carlin conta que até constituir sua empresa, o Grupo ZHC, em sociedade com os contadores Wilson Zappa Hoog e Cláudio Cararo, como ele, professores da FAE, sua dedicação à profissão contábil lhe assegurou que nunca ficasse um dia sequer sem carteira assinada. "Tudo o que eu conquistei devo ao conhecimento e à Contabilidade. Sou uma pessoa realizada na vida por causa do curso de Ciências Contábeis", orgulha-se. Além da Contabilidade e da família, cultiva ainda outras duas grandes paixões: o "Furacão" - Clube Atlético Paranaense - e os cavalos. "Cavalgar é uma atividade que me inspira. Eu e meu sócio e grande amigo Wilson desenvolvemos as ideias para os três livros que publicamos juntos, sobre auditoria, valuation e IFRS, ao longo de inúmeras cavalgadas. Esse contato com a natureza, estar em um ambiente aberto e explorar novas paisagens é essencial para que possamos espairecer e ter novas ideias", explica, referindo-se ao conceito de "ócio criativo" cunhado pelo sociólogo italiano Domenico de Masi.Esse gosto pelo contato com a natureza e com as coisas da terra foi, aliásm um dos fatores que o levou a adotar São José dos Pinhais como sua moradia.

Suas primeiras interações com o CRCPR se deram como palestrante. Em 2016, tornou-se conselheiro suplente, e em 2017 assumiu a coordenação da recém-criada Comissão dos Profissionais de Auditoria Contábil do CRCPR. Sob seu comando, a comissão passou a realizar anualmente o Fórum do Auditor, mobilizando contingentes de participantes cada vez maiores a cada edição, chegando à casa dos milhares quando passou a ser realizado em formato virtual. Em 2020 assumiu seu primeiro mandato como conselheiro efetivo e na gestão 2022-2023, integrou o Conselho Diretor como vice-presidente de Administração e Finanças. Concomitantemente, coordenou as comissões Consultiva de Representantes da Classe Contábil do Paraná, de Governança, Riscos, Compliance e LGPD, de Planejamento de Contratações, e de Classificação, Baixa e Destinação de Bens, além de integrar a Comissão do Programa de Melhoria Contínua da Qualidade e o Comitê de Tecnologia da Informação e Segurança da Informação do CRCPR. Sua eleição para a presidência é o reconhecimento do Plenário e dos profissionais da contabilidade do Paraná ao trabalho de excelência desenvolvido junto à entidade e à classe contábil do estado ao longo de sua carreira.


Nesta entrevista exclusiva ao CRCPR Online, ele fala sobre os planos e expectativas para a gestão 2024-2025 e sobre sua motivação para estar à frente de um dos Conselhos Regionais de Contabilidade mais inovadores e estruturados do país. 


CRCPR Online: Como presidente do CRCPR, qual é a sua análise sobre a atual realidade da profissão contábil no Brasil? Quais desafios e oportunidades o senhor identifica?

Everson Luiz Breda Carlin:
 A profissão contábil é muito dinâmica e evolui rapidamente, não apenas devido à adoção das Normas Internacionais de Relatórios Financeiros (IFRS*), que demanda dos profissionais uma crescente especialização e aprimoramento na compreensão dos eventos, mas sobretudo em relação à tecnologia. A inteligência artificial se torna uma realidade inegável, e é imperativo compreender como lidar com essa mudança. Reconheço que este é o nosso desafio.

CRCPR Online: Ao assumir a presidência do CRCPR, com foco em registro, fiscalização e educação profissional continuada, como o senhor enxerga o papel específico da entidade diante das demandas e mudanças na área contábil atual?

ELBC:
 Essa é uma pergunta muito importante, uma vez que ainda há incertezas entre os profissionais da contabilidade e na própria sociedade em relação ao papel efetivo dos CRCs. Segundo diretrizes legais, somos uma autarquia centrada no registro de profissionais, na fiscalização e, por fim, na promoção de educação continuada. Nossa atuação tem como elemento balizador a nossa missão institucional - inovar para o desenvolvimento da profissão contábil, e zelar pela ética e pela qualidade na prestação dos serviços, atuando com transparência na proteção do interesse público. Com base na minha experiência no sistema CFC/CRCs, podemos afirmar que estamos estruturados de maneira sólida para continuar oferecendo excelentes serviços nesses âmbitos. No entanto, reconhecemos a necessidade de aprimorar a qualificação dos profissionais, especialmente diante de um mercado de trabalho cada vez mais exigente e desafiador e, para além disso, de ampliar a conscientização das partes interessadas quanto à diferença do nosso papel em relação a outras entidades que representam os interesses da classe contábil.

CRCPR Online: Considerando os 399 municípios do estado, observamos esforços recentes para ampliar a presença do CRCPR nessas localidades, seja de forma presencial ou virtual, a exemplo dos mais de 15 mil quilômetros percorridos pelas lideranças da entidade ao longo de 2022 e 2023 com o programa CRCPR em Sua Região e de outros tantos eventos realizados. Como o senhor pretende fortalecer e expandir ainda mais essas iniciativas para alcançar todas as localidades? 

ELBC: Construímos ao longo dos anos uma estrutura organizacional sólida para oferecer suporte à classe contábil paranaense e à sociedade como um todo e buscamos continuamente expandir nossos serviços e presença para atender às necessidades de profissionais em todos os 399 municípios do estado. Para isso, contamos com o imprescindível apoio dos delegados representantes e conselheiros locais, mas cada vez mais nos apoiamos na tecnologia, oferecendo soluções inovadoras que permitam ao profissional da contabilidade obter suporte imediato e adquirir conhecimento sem precisar sair de seu escritório. Planejamos continuar com ações concretas nessa direção, já tendo projetos em andamento para realizar eventos e oferecer serviços que atendam integralmente às demandas de contabilistas que atuam no Paraná. CRCPR Online: Quais são seus planos estratégicos para esta gestão, particularmente nas áreas do registro, fiscalização e educação profissional continuada? ELBC: Além de dar continuidade aos programas já em andamento, os novos vice-presidentes estão trabalhando intensamente em no planejamento detalhado das ações específicas de cada área. Os novos projetos serão apresentados na próxima Reunião Plenária, no final de janeiro, mas posso antecipar que nosso objetivo central é manter e reforçar a posição do CRCPR como referência nacional nessas áreas.

CRCPR Online: Como ocorreu a escolha do Conselho Diretor, e quais critérios foram considerados para a seleção desses profissionais que liderarão as Câmaras da entidade. 

ELBC: A escolha do Conselho Diretor foi baseada em critérios cuidadosos, reconhecendo que todos os conselheiros possuem a capacidade necessária para a demanda. Embora tenhamos um grupo excepcional, as escolhas foram pautadas na observação de habilidades, além da capacidade técnica, considerando também o perfil individual de cada membro. Acredito firmemente que conseguimos formar um grupo com potencial para superar expectativas. 

CRCPR Online: As Comissões do CRCPR serão renovadas. Poderia compartilhar seus planos para essas comissões, que lidam com diversos segmentos contábeis? Como pretende envolver e aproveitar a expertise desses grupos?

ELBC: A renovação das Comissões do CRCPR é uma necessidade constante em todos os níveis, proporcionando oportunidades para o surgimento de novos talentos. Destaco a importância significativa das nossas comissões de trabalho, responsáveis por parte significativa dos conteúdos de nossos eventos, sejam gravados ou presenciais. Buscamos atender a diversas especialidades para suprir as demandas de conhecimento na área contábil. Estamos comprometidos em evoluir nesse sentido, estabelecendo como meta a realização de eventos importantes para todas as comissões ao longo do ano. É importante destacar também que o CRCPR é inovador no processo de renovação das comissões, sendo o primeiro, e talvez o único CRC que seleciona parte dos integrantes por meio de chamamento público, e que designa um funcionário para acompanhar e dar suporte ao trabalho de cada comissão. Além disso, contamos com um regramento que assegura oportunidades e condições iguais a todas as comissões, além da figura do coordenador geral, que tem não apenas o papel de facilitar a comunicação desses grupos com o CRCPR, mas também de estimular, cobrar, dar feedback. Acredito que esses diferenciais sejam fundamentais para contarmos com resultados tão profícuos, levando em conta que a participação nas comissões tem caráter eminentemente voluntário. Nossa meta é que todas as comissões realizem eventos e projetos de destaque ao longo da gestão.

CRCPR Online: Em relação às parcerias com entidades que colaboram com o CRCPR e com a classe contábil, como pretende fortalecer e aprimorar essas colaborações em benefício da contabilidade?

ELBC: É essencial promover e aprimorar as parcerias com entidades colaboradoras do CRCPR e da classe contábil para o contínuo fortalecimento e valorização da profissão. Pretendemos fortalecer o excelente relacionamento que mantemos com as entidades contábeis no estado do Paraná, tais como o Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCONT), a Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) e associações de contabilistas em todo o estado. Dado o foco do CRCPR em Registro, Educação Continuada e Fiscalização, buscamos também fortalecer cada vez mais a colaboração com entidades que complementam as necessidades da classe contábil, como a Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) e os sindicatos laborais e patronais.

CRCPR Online: Para encerrar, poderia deixar uma mensagem aos profissionais da contabilidade no estado, compartilhando suas expectativas e motivações para esta gestão?

ELBC: O sistema CFC/CRCs desempenha um papel fundamental para a nossa profissão, sendo um dos órgãos de profissão regulamentada mais relevantes do país, levando a contribuição das ciências contábeis a questões de alto impacto na sociedade, como a Reforma Tributária. Também é considerado referência entre os órgãos públicos no que tange a transparência e a questões de governança. Por que aceitei esta desafiadora missão? Em primeiro lugar, para retribuir tudo que a profissão me proporcionou. Sinto-me profundamente realizado profissionalmente, sou grato pelo que conquistei graças à contabilidade. Além disso, minha paixão pela contabilidade e a segurança proporcionada pela estrutura do CRCPR, pela equipe fantástica de colaboradores e pelo comprometimento dos conselheiros e delegados foram motivações fundamentais. Em suma, quando estamos em sintonia, os resultados são surpreendentes. Tenho plena confiança de que faremos a diferença.





Reprodução permitida, desde que citada a fonte.