Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Sistema do ISS eletrônico de Curitiba apresentado aos contabilistas.

Ministrada pelos auditores fiscais da prefeitura de Curitiba, Mario Nakatani Junior e Miriam Fuerharmel Silva, a palestra sobre o tema ?ISS Curitiba ? Livro Eletrônico de ISS na Prática?, dia 8 de maio, pela manhã, apresentou aos profissionais que lidam com a arrecadação de tributos, em particular o ISS, o sistema implantado no município de Curitiba. Participaram da solenidade de abertura a vice-presidente de Desenvolvimento Regional do CRCPR, Lucélia Lecheta; Nelson Zafra, representando o Conselho Federal de Contabilidade e o Secretário Municipal de Finanças Luiz Eduardo Sebastiani. Um total de 380 contabilistas acompanhou a palestra, para cuja inscrição foi solicitada a doação de brinquedos para doação a crianças carentes.

Além do livro eletrônico, o novo sistema do ISS, em funcionamento na capital, permite a emissão de documento de arrecadação, solicitações de autorização para impressão de documentos fiscais e a inclusão de empresas; em resumo, registra os documentos emitidos ou recebidos relativos aos serviços prestados ou tomados de terceiros.

Os especialistas da Secretaria da Fazenda falaram sobre as legislações, as obrigações tributárias e acessórias referentes ao tributo, detalhando passo a passo como utilizar o sistema e como se credenciar, levando sempre em conta o trabalho contábil.



Luiz Eduardo Sebastiani - Secretário Municipal de Finanças da PMC


Miriam Feuerharmel Silva - Auditora Fiscal de Tributos Municipais


Aproximadamente 380 contabilistas participaram do evento


Mário Nakatani Junior - Auditor Fiscal de Tributos Municipais


Foram arrecadados 488 brinquedos para doação