Sistema de Orçamentos e Custos para Empresas Contábeis apresentado à Fenacon

A II Assembléia do Conselho de Representantes da Fenacon, edição de 2010, foi realizada entre os dias 29 de novembro e 02 de dezembro em Brasília. Um dos destaques do evento foi a apresentação do ORCA, sistema de orçamentos e custos para empresas contábeis, uma solicitação da Fenacon ao Contabilidade na TV que assumiu esta responsabilidade sem gerar qualquer custo para a entidade.

A Fenacon sempre teve o desejo de ter um sistema de orçamentos para empresas contábeis e durante anos lutou por isso. Agora o ORCA cumpre o objetivo disponibilizando um software que mostra aos empresários contábeis os seus custos mínimos, evitando desta forma a concorrência desleal, com valores muito abaixo dos honorários de mercado. O ORCA serve para valorizar a classe contábil e possibilita inclusive a verificação de custos do cliente atual, além do orçamento.

O sistema que está com apenas 30 dias de operação já possui mais de 600 empresas contábeis usuárias, mas para chegar aí foram um ano e meio de desenvolvimento mais seis meses de testes. As vantagens citadas por quem avaliou o sistema são:

1) A metodologia e a praticidade de utilização é muito interessante.

2) Os custos indiretos são rateados conforme a participação de cada departamento no custo direto total

3) O sistema é auto-explicativo. Não exige treinamento ou suporte

4) Permite a importação de cadastro de clientes, plano de contas e despesas, não sendo necessária a digitação

5) Possibilita agilidade na obtenção de parâmetros de custos e sugestão de valores para orçamento, desde todas as informações estejam contempladas nos cadastro e lançamentos de despesas.

6) Busca informações detalhadas para formação dos custos

Algumas dúvidas sobre o sistema que podem ser rapidamente esclarecidas:

1) Sobre a segurança:

* O provedor possui backup diário e a versão paga disponibilizará rotina de backup.

* O sistema totalmente WEB é uma modernidade e tendência, ou seja, é uma vantagem. Com relação a garantia de informações sigilosas o banco de dados é protegido e os dados somente podem ser acessados com as senhas de cada usuário. Como o sistema é gerencial os dados cadastrais podem ser apelidos dificultando o relacionamento de dados.

* O Cadastro de empresas contábeis não possui CNPJ dificultado relacionamento de dados e nos próximos dias estaremos retirando o CNPJ do cadastro de clientes para evitar esta mesma situação, assim as informações somente servirão para o próprio usuário não tendo como relacionar dados com outros bancos, além de já existir criptografia de dados.

2) Sobre o valor do faturamento:

* O valor do faturamento atual cobrado do cliente está disponível no cadastramento de clientes campo chamado de valor de honorários, já o valor do faturamento do cliente (vendas e serviços) é uma informação desnecessária para o cálculo apresentado pela Fenacon, portanto, não é solicitados. Entende-se que um sistema de custo é um cálculo gerencial, se houver necessidade futura, será incluído.

3) Parâmetros regionais:

* O sistema apresenta parâmetros padrões de entendimento da Fenacon, mas o usuário tem a possibilidade de mudar pesos conforme a necessidade, como por exemplo o nível de organização do cliente, onde ele pode ajustar conforme cada caso. Como o sistema é para todo Brasil respeita-se as políticas regionais, alias este é o propósito.

4) Empresa responsável pelo sistema:

* O sistema é uma realização da Fenacon com o apoio dos Sescon"s e Sescap"s de todo Brasil, desenvolvido pelo Contabilidade na TV/W2O Soluções WEB.

5) Forma de contato e suporte:

* Por ser um sistema gratuito até 50 clientes, o contato e suporte é via e-mail e está disponível na tela principal. Por isso estão disponíveis cursos via web para que o usuário tenha total independência.

6) Versão paga:

A versão paga disponibiliza suporte via MSN e telefone. A solicitação deverá ser feita através do contato: http://www.orcamentocontabil.com.br/contatoForm.php

O sistema está em constante evolução e as avaliações e considerações dos usuários são sempre bem-vindas.