Em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade, o Sistema CFC/CRCs lança, com exclusividade, a nova carteira digital eletrônica. A Resolução que dispõe sobre o documento foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (25). Para ler a resolução completa, clique aqui.

Com o avanço tecnológico, alguns documentos pessoais já estão migrando para o mundo digital, a exemplo da Carteira de Motorista e do Título de Eleitor. Acompanhando esta tendência, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é pioneiro em lançar a carteira profissional digital. Segundo o vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio, “a carteira digital trará mais facilidade, agilidade e segurança para os profissionais”.

Atualmente, há mais de 518 mil profissionais em plena atividade. “Mesmo não sendo obrigatória a troca de carteiras (para quem tem a carteira física), esperamos que a maioria dos profissionais façam a adesão à carteira digital”, explica Marco Aurélio.

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) já está preparado para realizar os novos procedimentos em sua sede, escritórios e delegacias e está emitindo as novas carteiras a partir do dia 25 de abril.

Para os profissionais que adquiriram o documento no modelo com chip*, a partir de 2007, e queiram ter a opção digital, o procedimento é simples: basta efetuar o download do aplicativo CRCDigital, já disponível nas plataformas digitais (App Store e Play Store), digitar o CPF e utilizar a senha do seu CRC ou do Sistema online do CFC. Nestes casos, não é necessário comparecer ao CRCPR.

Já os profissionais que não atualizaram a carteira (modelo com chip), poderão obter a carteira digital, presencialmente no Conselho Regional de Contabilidade ao qual pertence o profissional.

Para os novos contadores, agora há duas possibilidades para a aquisição da carteira profissional: a primeira que inclui a obtenção do documento físico (em plástico rígido) e também a carteira digital, mediante o pagamento de R$ 63,00; e a segunda, a aquisição apenas da carteira digital, que é totalmente gratuita.

Como obter a sua carteira profissional digital - Profissionais que já tem o modelo com chip (a partir de 2007)

1. Baixe o aplicativo CRCDigital na App Store (Apple) ou Play Store.
  2. Digite o CPF e a senha do seu CRC ou do Sistema online do CFC. Caso tenha esquecido sua senha, acesse o site www.crcpr.org.br, clique no Menu Superior do lado esquerdo, no item "serviços online" e depois em "recuperação de senha"; assim a nova a senha será enviada para o seu e-mail cadastrado.
  3. Pronto, a sua carteira já está disponível para uso! E é gratuita!

Como obter a sua carteira profissional digital - Profissionais que não tem modelo de carteira com chip

1. Acesse o site www.crcpr.org.br, clique no Menu Superior do lado esquerdo, no item "serviços online" e depois  em "carteira de identidade profissional". Caso tenha esquecido sua senha, acesse o site www.crcpr.org.br, clique no Menu Superior do lado esquerdo, no item "serviços online" e depois em "recuperação de senha"; assim a nova a senha será enviada para o seu e-mail cadastrado.
  2. Faça a impressão do requerimento (pedido de carteira).
  3. Leve uma foto 3x4 e o requerimento à sede, delegacia ou escritório regional do CRCPR, para coleta da digital e assinatura do requerente.
  4. Aguarde até 15 dias, baixe o aplicativo CRCDigital na App Store (Apple) ou Play Store;
  5. Digite o CPF e a senha do seu CRC ou do Sistema online do CFC.
  6. Pronto, a sua carteira já está disponível para uso! E é gratuita!

*Carteira digital válida apenas para os profissionais que obtiveram carteiras emitidas a partir do ano de 2007, no modelo com chip.

Fonte: CFC