VP de Relações Sociais do CRCPR, Nárciso Dóro Junior, presidente do CFC, Aécio Dantas, e conselheiro do CFC representante do PR, Maurício Cândido

Em 14 de junho, o Sistema CFC/CRCs, a Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) e o Instituto de Auditoria Independente do Brasil (Ibracon) realizaram o lançamento da Frente Parlamentar Mista da Contabilidade Brasileira (FPMCB). O evento foi realizado em Brasília e contou com a participação de diversas autoridades contábeis e legislativas, bem como do vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Narciso Dóro Júnior, e dos conselheiros representantes do Paraná no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Aguinaldo Mocelin e Maurício Gilberto Cândido. A Frente faz parte de um esforço conjunto realizado entre as entidades para ter mais representação no Congresso Nacional.

Com o objetivo de estimular e valorizar a participação dos profissionais da contabilidade nas mais diversas discussões temáticas de interesse no país, a Frente será ponto estratégico para acompanhar a tramitação de proposições legislativas, fornecer subsídios técnicos e buscar aperfeiçoamento da legislação relacionada à carreira, às atribuições e às prerrogativas da classe contábil. Para o presidente do CFC, Aécio Dantas, a iniciativa proporcionará impactos positivos e profundos na sociedade.

"Se analisarmos a história da Contabilidade, concluiremos que, em sua essência, a nossa profissão é focada e estruturada em aspectos que contribuem para a evolução de empresas e de nações. O nosso trabalho promove a transparência e a nossa assessoria apresenta horizontes mais seguros e assertivos a governos e a clientes", destacou Aécio.

Já o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Carlos de Oliveira Júnior, ressaltou que a Frente também é fruto dos esforços do Sistema CFC/CRCs e deixou registrado um agradecimento aos presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), assim como às demais entidades contábeis e todos os parlamentares que acreditaram nessa iniciativa  e auxiliaram na coleta das assinaturas para a composição da Frente. "A FPMCB foi criada com o intuito de fortalecer e de defender a ciência e a profissão contábil, mas não vai se restringir a isso. Queremos estar envolvidos diretamente nas discussões de matérias relacionadas ao Código Comercial e às áreas tributária, fiscal, trabalhista, previdenciária, e tantas outras ligadas à nossa profissão", contou Manoel. O vice-presidente também reforçou que a Frente servirá para que a classe possa apresentar sugestões, dar suas opiniões e assessorar os parlamentares, sejam eles deputados ou senadores. "Além de cooperar com a defesa dos interesses da Contabilidade brasileira, essa Frente que se formou abre novas possibilidades de colaborar com o desenvolvimento sustentável do país", finalizou.

O CFC agradeceu ainda o apoio dos 232 deputados e 13 senadores que colaboraram para essa conquista, em especial ao deputado Júlio César, autor da propositura.

Conselheiros do CFC representantes do PR, Maurício Cândido e Aguinaldo Mocelin, e o VP de Relações Sociais do CRCPR, Nárciso Dóro Junior

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.