Simpósio na UNIGUAÇU/FAESI enfocou a importância da Contabilidade

Uma realização conjunta entre o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Foz do Iguaçu (SINCOFOZ), a Associação dos Contabilistas do Oeste do Paraná (ACOP) e a Faculdade de Ensino Superior de São Miguel do Iguaçu (UNIGUAÇU/FAESI) com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR) e do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (SISCAP-PR), reuniu uma centena de profissionais da área durante três (03) dias no auditório da Instituição de Ensino Superior para debater a atualidade da contabilidade.

Um dos palestrantes, Valdir Pietrobon – Membro da Academia de Ciências Contábeis do PR e do Conselho empresarial das faculdades – que falou sobre a “estrutura do sistema contábil brasileiro e internacional”, lembrou que eventos dessa natureza mostram o que há de novo no mercado da contabilidade. “Vale a pena ser contador”, enfatizou.

Esteve representando a Presidente do CRC-PR, Lucélia Lecheta, a contadora e vice-presidente da Câmara de Ética e Disciplina do Conselho, Elizangela de Paula Kuhn, que ressaltou que o Simpósio quer trazer para dentro da Instituição grandes parcerias com entidades da área além de ser um momento do estudante ter contato com os profissionais de contabilidade. “Isso é um incentivo à profissão”, frisou.

“O papel do contador em ambientes competitivos”, foi um dos temas trabalhados também no simpósio pelo palestrante Hamilton Luiz Fávero, Doutor em Ciências Empresariais e Mestre em contabilidade. “Cada dia que passa a sociedade requer mais informações, e o profissional da contabilidade é o responsável pela geração dessas informações nas empresas”, salientou.

Conselheira Elizangela Kuhn [terceira da esq. para a dir.] representou a presidente do CRCPR no evento.

Durante o simpósio, estudantes formados em Contábeis pela UNIGUAÇU/FAESI apresentaram seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC).

Para Eliane Fávero, uma das estudantes, apresentar a experiência do TCC ao grande público foi inesquecível. “Sentimos-nos valorizados e contamos como é, passo a passo, o processo de elaboração e apresentação do Trabalho, um dos pré-requisitos para a obtenção do diploma de contador”.

Simpósio reuniu uma centena de profissionais durante três dias no auditório da Uniguaçu/Faesi.

Por Ademir José Jung (DRT-PR 8481)

Na programação do evento, palestras de profissionais renomados e apresentação de TCCs.