Sicopon comemora 50 anos.

A comemoração dos 50 anos do Sindicato dos Contabilistas de Ponta Grossa (Sicopon), na última sexta-feira (26), foi prestigiada por um grande número de autoridades, entre elas o presidente do CRCPR, Paulo Caetano e conselheiros que, no mesmo dia, participaram da reunião plenária do Conselho em Ponta Grossa. A cerimônia foi realizada no auditório da câmara municipal e o jantar dançante no Clube Princesa dos Campos (Clube Verde).

Criado em 15 de março de 1959, o Sicopon deixou de ser apenas associação com a concessão da Carta Sindical e adquiriu status de sindicato profissional. Segundo o atual presidente, Angelo Mocelin, o sindicato reúne muitas conquistas nesse período. O presidente do CRCPR Paulo Caetano ressaltou a importância do Sicopon na região de Ponta Grossa. ?A classe contábil de Ponta Grossa e região está muito bem representada e cumpre fielmente seu papel?, disse.

Autoridades presentes

Além do presidente da Sicopon, Angelo Mocelin, participaram da solenidade o prefeito de Ponta Grossa, Pedro Wosgrau Filho; o presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), Divanzir Chiminacio; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Paulo Cesar Caetano de Souza; o conselheiro do Conselho Federal de Contabilidade, Nelson Zafra; o delegado da Receita Federal, Fernando Antonio Gonçalves Celestino Saraiva; o representante da delegacia da Receita Estadual, Carlos Rettig; o presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Valdir Pietrobon; o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços de Consultoria, Administração, Advocacia, Assessoramento, Perícias, Pesquisas, Informações e de Serviços Contábeis dos Campos Gerais (SESCAP-CG) Aguinaldo Mocelin; além de representantes de todos os sindicatos de contabilistas do Estado.

Base territorial

O Sicopon representa hoje aproximadamente 1.600 contabilistas das cidades de Arapoti, Candido de Abreu, Castro, Curiuva, Carambeí, Doutor Ulisses, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Ipiranga, Irati, Ivaí, Imbaú, Jaguariaiva, Ortigueira, Palmeira, Pirai do Sul, Ponta Grossa, Rebouças, Reserva, Sapopema, São José da Boa Vista, Sengés, Telemaco Borba, Texeira Soares, Tibagi, Wenceslau Brás, Ventania. Ao todo 28 cidades.

Principais conquistas

Ângelo Mocelin cita algumas das maiores conquistas ao longo dos 50 anos: participação na criação do Curso de Ciências Contábeis da UEPG; aquisição da sede própria, auditório com cadeiras especiais, biblioteca, gabinete dentário; criação do logotipo; extensão da base territorial abrangendo mais 27 cidades; criação do Banco do Emprego e Sala do Contabilista na Prefeitura Municipal de Ponta Grossa; e Escritório Regional do CRCPR.

Representação

Através de contabilistas de renome, o Sicopon já foi representado no CRCPR com o cargo máximo tendo na presidência José Carlos Madalozzo, também conselheiro do CFC. Outro líder sindical de renome Clecio Felix de Souza, ex- presidente do Sicopon foi vice-presidente de fiscalização do CRCPR, e conselheiro do CFC. Atualmente, tem no plenário do CRCPR o conselheiro Antonio Augusto Godói de Oliveira, vice- presidente de fiscalização, conselheiro Aguinaldo Mocelin e macrodelegado da região dos Campos Gerais e Angelo Mocelin delegado local, representando a classe contábil de Ponta Grossa e Região. Atualmente, Carlos Lazarotto de Oliveira ocupa a vice-presidência de Administração da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná- FECOPAR e Jorge Teodomiro de Souza Filho é suplente do Conselho Fiscal.

Atividades sindicais

Segundo o seu presidente, além de atuar de forma significativa na área educacional, cultural, treinamento e assistencial, o Sicopon desempenha um papel fundamental no mundo social dos seus associados, promovendo, entre outras atividades, ciclos de estudo, mesas-redondas, palestras, encontros, debates, entre outros eventos; representa a categoria econômica nos dissídios coletivos na Justiça do Trabalho; participa dos jogos dos contabilistas; oferece aos associados convênios com médicos, laboratórios e lojas e mantém parcerias com diversas entidades.

Presidente do Sicopon, Ângelo Mocelin, discursa

Presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, é homenageado.

Jantar dançante no Clube Princesa dos Campos (Clube Verde).

Presidente do CRCPR, Paulo Caetano, - 1º à esquerda ? e presidente do Sicopon, Ângelo Mocelin, - 2º à direita ? com representantes da classe.