Sicontiba valida certificação digital para contabilistas e empresários.

O Sindicato dos Contabilistas de Curitiba - Sicontiba está validando e registrando contabilistas e empresários que precisam obter a certificação digital, uma tecnologia de identificação que possibilita comprovar a identidade de uma pessoa ou empresa, para assegurar as transações online e a troca eletrônica de documentos, mensagens e dados, com validade jurídica. Após a compra do certificado pela internet, o responsável se dirige até o sindicato (Av. Senador Souza Naves, 381 ? Cristo Rei) para fazer a validação presencial e entregar os documentos exigidos.

No caso do e-CNPJ para empresários, o representante tributário deverá comparecer para a validação presencial para a retirada do certificado e assinatura do Termo de Responsabilidade, não podendo esta validação ser realizada através de uma procuração ou um preposto. Se o contrato social da empresa definir explicitamente que esse representante tributário pode assinar individualmente pela empresa, é desnecessária a presença de mais um dos sócios na assinatura presencial, na Autoridade de Registro, do termo de titularidade.

Procedimentos

1º - Fazer a compra do certificado digital através do site:
2º - Efetuar o pagamento (em caso de pagamento com boleto, realizar a validação presencial após 48h);
3º - Agendar a validação presencial e entrega de documentos no Sicontiba, por telefone: (41) 3077-3553 ou e-mail: sicontiba@sicontiba.com.br
Obs: A validação é feita somente nas quintas-feiras e demora em torno de 15 minutos.

Importância da certificação

Desde 30 de maio de 2008, as microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), pertencentes ou não ao regime tributário Simples, podem utilizar a certificação digital para desburocratizar processos e simplificar procedimentos, além de reduzir gastos no médio prazo e envolver-se, no segmento empresarial, com esta modernidade tecnológica. Os computadores e a internet são largamente utilizados para o processamento de dados e para a troca de mensagens e documentos entre cidadãos, governo e empresas. No entanto, estas transações eletrônicas necessitam da adoção de mecanismos de segurança, os certificados digitais, capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações eletrônicas.