Sicontiba completa 90 anos e recebe homenagem na ALEP

A homenagem alusiva aos 90 anos do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região Metropolitana (Sicontiba), em sessão solene na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em Curitiba, no início da noite desta segunda, 19, foi prestigiada por lideranças contábeis, políticas e profissionais da contabilidade. A iniciativa de homenagear o sindicato partiu do deputado estadual Stephanes Junior (PMDB).

No Plenário, o presidente do Sicontiba, Narciso Doro Junior, recordou momentos históricos da entidade e lembrou ex-presidentes e diretores do sindicato. O sindicalismo, argumentou, é um componente indispensável do Estado de Direito. "Os sindicatos representam o braço forte dos trabalhadores e da sociedade, pois são uma forma de enfrentar os efeitos da ordem social, do imperialismo político, econômico, cultural e jurídico".

Homenagem ao Sicontiba na ALEP: Hélio Wirbiski, Moacir Baggio, Lucélia Lecheta, Narciso Doro Jr., Stephanes Jr., Luiz Carlos Hauly, Ardisson Akel, Luiz Carlos de Souza e Expedito Barbosa Martins. (Foto: Sandro Nascimento/ALEP)

Para Doro, os sindicatos se encontram diante de um desafio, provocado pelas transformações das relações de trabalho e pela enfraquecida legislação sindical. Nesse contexto, afirmou, o Sicontiba defende a liberdade e os princípios da profissão contábil: "Contador nasceu para fazer contabilidade, cuidar das contas e da transparência financeira. E não para ficar submetido a obrigações acessórias e burocráticas".

O secretário de Estado da Fazenda, deputado federal Luiz Carlos Hauly, destacou o relacionamento que mantém com as lideranças contábeis do Paraná e do Brasil. "Sempre tivemos um entendimento sério e eficaz. Sonhamos com a mesma coisa: livrarmo-nos dessa parafernália, desse manicômio tributário que inferniza a vida dos contabilistas, atrapalha a economia brasileira, o desenvolvimento e a geração de emprego e de renda".

Narciso Doro Jr., presidente do Sicontiba. (Foto: Felipe Rosa)

Ao discursar, Stephanes Junior enfatizou a importância do trabalho desempenhado pela classe contábil. “Ela nos ajuda a agir dentro da lei e contribui de forma significativa com os empresários porque, ao organizar as finanças das empresas, permite que elas tenham lucro e gerem empregos. Todos os segmentos administrativos, jurídicos e produtivos precisam, em algum momento, do auxílio de um contabilista”.

O parlamentar presidiu a sessão especial ao lado dos presidentes do Sicontiba, Narciso Doro Junior, CRCPR, Lucélia Lecheta, Junta Comercial do Paraná, Ardisson Akel, Academia de Ciências Contábeis do Paraná, Moacir Carlos Baggio, e de Expedito Barbosa Martins, vice-presidente do Sescap-PR e Luiz Carlos de Souza, conselheiro do CFC. O vereador Hélio Wirbiski (PPS), da capital, e Luiz Carlos Hauly, que representou o governador Beto Richa, também estavam na mesa de honra.

Conselheiros, funcionários e os diretores do CRCPR, Gerson Borges de Macedo (superintendente) e Hugo Catossi (operacional), que é vice-presidente do Sicontiba, também acompanharam o evento. A banda da Polícia Militar executou o hino nacional e tocou ainda outras melodias.

Homenagem reuniu lideranças contábeis e profissionais da contabilidade na ALEP.

Iniciativa de homenagear o sindicato partiu do deputado Stephanes Junior. (Fotos: Imprensa CRCPR)

História e conquistas

Antes mesmo da existência de legislação sindical e da criação oficial de Sindicatos no Brasil, os contabilistas de Curitiba já viam a necessidade de se manterem unidos e organizados. Em agosto de 1923 foi criado o Grêmio dos Guarda-Livros do Paraná que teve sua primeira reunião realizada nas dependências do antigo Britânia Esporte Clube. O nome não foi bem aceito pela categoria e em dezembro daquele ano foi trocado para União dos Guarda-Livros do Paraná. O primeiro presidente foi José Nogueira dos Santos.

Em 1931, no governo Getúlio Vargas, foi criada a primeira legislação sindical do país, surgindo os primeiros sindicatos propriamente ditos, e os contabilistas se enquadraram nas novas normas legais quando era presidente o contabilista Avelino Lopes. Em 1942, o nome mudou novamente para Sindicato dos Contabilistas do Paraná e, com o crescimento das representações por todo o interior e abertura de novos sindicatos, em 1986 recebeu a denominação atual de Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região Metropolitana.

Vice-presidente administrativo do CRCPR, Marcos Mello, Maurício Cândido (PVCC), vice de Controle Interno, Antônio G. de Oliveira, Gerson Macedo e Mirandi Bonissoni.

À esq., Hugo Catossi, diretor operacional do CRCPR e vice-presidente do Sicontiba. (Fotos: Imprensa CRCPR)

Um dos projetos para desburocratizar a abertura de empresas no Brasil foi lançado pelo Sicontiba, o “CNPJ online”. A proposta foi entregue ao Governo Federal. Transformada em projeto de lei, seguiu para o Congresso, onde foi aprovada por unanimidade. Apesar disso, tem sido implantada apenas para o empreendedor individual.

Entre as últimas conquistas da entidade, o atual presidente, Narciso Doro Junior, cita o fortalecimento da representatividade e respeitabilidade do sindicato na sociedade, junto aos órgãos públicos, como receitas Federal e Estadual, INSS e prefeituras (a Sala do Contabilista na Prefeitura de Curitiba foi uma importante conquista).

Uma das principais linhas de atuação da entidade tem sido a oferta de programas de atualização e formação de parcerias com instituições de ensino. “O profissional bem preparado será valorizado nas empresas, na administração pública e na sociedade”, argumenta Doro.

Pioneiro no sindicalismo brasileiro, o Sicontiba assinou com a FIEP o primeiro acordo coletivo de trabalho do Brasil. Até hoje, é o único sindicato que tem representante no Conselho de Contribuintes do Município.

Assessoria de imprensa CRCPR, com ALEP.