Representantes do Sistema CFC/CRCs, profissionais da Contabilidade e líderes de entidades do setor contábil participaram, na manhã do dia 22, no Plenário do Congresso Nacional, em Brasília (DF), da sessão solene proposta pelo deputado federal Hildo Rocha (que é pós-graudado em Contabilidade Pública), alusiva ao Dia do Profissional da Contabilidade, que será comemorado no dia 25 de abril.  O vice-presidente de Política Institucional, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, representou o presidente do CFC, Zulmir Ivânio  Breda.

Francisco Sant´Anna (Ibracon); Sérgio Approbato (Fenacon); deputado Hildo Rocha; Joaquim Bezerra (CFC) e Daniel Fernandes (CRCDF)

Ao fazer a abertura da sessão, o deputado Hildo Rocha ressaltou a importância da Contabilidade para o País. “Sem dúvida, é uma das profissões mais importantes do mundo”, pontuou. Na ocasião, o deputado leu uma mensagem do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para celebrar a data.

Segundo a mensagem do presidente da Câmara, “os profissionais da contabilidade contribuem com a dinâmica dos negócios no Brasil”. Para Maia, “os profissionais, no dia a dia do seu trabalho, colaboram para que o cidadão - pessoa física - consiga gerir a sua vida fiscal de  forma segura e correta. No âmbito das organizações, têm uma participação decisiva para o seu funcionamento e,  em diferentes graus e situações, podem responder pela transparência das operações financeiras”. Para assistir ao início da solenidade e à mensagem, na íntegra, do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lida pelo deputado Hildo Rocha, clique aqui.

“Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de  nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o dia dos contabilistas brasileiros”. O vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra, citou a frase do então senador João Lyra, dita no dia 25 de abril de 1926, como forma de agradecimento aos profissionais da época.

Bezerra destacou que a Contabilidade é a linguagem universal dos negócios e compreendida em diversos idiomas. Ele ainda reforçou a importância do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nesse contexto. “O CFC não tem medido esforços, firmando parcerias com organismos internacionais, para que a contabilidade brasileira esteja entre as mais importantes do mundo”, disse. No Brasil, o CFC mantém importantes  parcerias com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, a exemplo da Secretaria do Tesouro Nacional, Receita Federal, Ministério da Transparência, Tribunal Superior Eleitoral, Tribunal de Contas da União, entre outros.

Joaquim afirmou, ainda, que o CFC está de portas abertas para contribuir com os projetos que envolvam o desenvolvimento da nação  e projetos que contribuam com o combate à corrupção. “Ganhamos, nos últimos anos, cada vez mais respeito e credibilidade. Por meio da grande mídia, mostramos à sociedade brasileira o que somos, o que fazemos e o que podemos fazer para contribuirmos com a ordem e o progresso da nossa nação”. Para assistir ao discurso, na  íntegra, do vice-presidente de Política Institucional  CFC, Joaquim Bezerra, clique aqui.

O presidente do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon), Francisco Antonio Maldonato Sant´Anna,  citou alguns pontos importantes defendidos pelo Instituto atualmente. Segundo ele, “o Ibracon aproveita todas as oportunidades de mídia e espaço público para poder compartilhar com a sociedade a importância do serviço de auditoria independente”.  Outro ponto destacado pelo presidente foi o trabalho intensivo na difusão dos princípios contábeis  internacionais. “O Brasil é partícipe disso e estamos trabalhando na disseminação desses princípios em todo o mercado nacional, além de treinar e incentivar a sua aplicação”. Assista ao discurso, na íntegra,  do presidente do Ibracon clicando aqui!

Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas e Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), elogiou a atuação das três entidades – Fenacon, Ibracon e CFC – para o crescimento e manutenção da profissão no País. Approbato fez uma explanação das atividades desenvolvidas atualmente pela Federação e lembrou que a Lei nº 12.249/10 extinguiu o termo “contabilista “e  passou a adotar o termo profissional da contabilidade, que se refere aos contadores e técnicos. “Isso é importante porque dá uma dimensão  de toda a categoria”, esclareceu.

Na oportunidade, Approbato falou, também, sobre a atividade do sistema federativo que compreende 37 sindicatos patronais existentes no país. Para assistir ao discurso proferido pelo presidente da Fenacon, na íntegra, clique aqui.

A mesa de honra foi composta pelo deputado federal Hildo Rocha;  pelo presidente do Ibracon, Francisco Antonio Maldonato Sant´Anna; pelo vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra; pelo presidente da Fenacon, Sérgio Approbato; e pelo vice-presidente de Administração do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal,  Daniel Chaves Fernandes. Participaram também da solenidade o presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, e funcionários do Conselho Federal de Contabilidade.

Autoridades e representantes da classe contábil brasileira

Sessão solene homenagem Dia do Profissional da Contabilidade

Assista ao vídeo completo aqui!

Fonte: CFC