SESCAP-PR lança campanha Mais Valor em Curitiba

O SESCAP-PR reuniu mais de 150 empresários do setor contábil no restaurante Cascatinha, em Curitiba, para o lançamento do programa Mais Valor, que consiste na realização de ações direcionadas aos empresários associados e representados em 2015, eleito pelo SESCAP-PR como o Ano do Empresário Contábil. Encontros como este já foram realizados em Arapongas, Maringá, Umuarama e Guarapuava e na próxima semana ocorrerão em cinco municípios do Oeste do Estado.

O presidente Mauro Kalinke destacou a necessidade do empresário contábil investir no conhecimento como forma de sobressair no mercado. Ele cobrou uma mudança de postura dos profissionais para encarar a realidade frente a um cenário preocupante, com dados da Receita Federal e da Fenacon mostrando que cerca de 40% das empresas deverão fechar as portas nos próximos anos. “Ruim para eles. Bom para quem está investindo na profissão. O mercado vai continuar existindo para aqueles que sabem aproveitar as oportunidades”, disse Kalinke, ao frisar que o SESCAP-PR oferece vários programas de capacitação, seminários, workshops e cursos para o setor.

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Lucelia Lecheta, salientou a importância do evento para a classe e parabenizou o SESCAP-PR pela iniciativa. De acordo com o banco de dados da entidade, dos 32.466 mil profissionais ativos, mais de 23% ou cerca de 7.500 são empresários contábeis. "É preciso enaltefcer o trabalho desses empreendedores que contribuem direta e indiretamente para o desenvolvimento econômico e social do nosso estado e do País", disse.

Conhecimento

Para Kalinke, a aposta dos empresários deve ser nos diferenciais que só são construídos por meio da capacitação e do conhecimento. “Nada poderá substituir o discernimento e a inteligência do homem perante a máquina, mas para isso é preciso ter a noção do futuro”, ponderou.

Os empresários ainda assistiram a uma palestra do consultor Laudelino Jochem, que falou dos novos desafios da profissão e da necessidade de planejamento estratégico. “Se as empresas de contabilidade não buscarem agir com rapidez correm um sério risco de ficar fora desse mercado”, revelou. “Hoje temos um modelo interpretativo, sustentado em pilares, que nos dão a condição de nos tornarmos verdadeiros cientistas da contabilidade e muitos empresários ainda não acordaram para isso. As mudanças são rápidas demais”, alertou Jochem.

Representando o governador Beto Richa, o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Ardisson Naim Akel, disse que a união da classe contábil paranaense tem trazido os melhores resultados tanto em termos de desenvolvimento profissional quanto no reflexo que isso traz nos órgãos do governo. “É uma satisfação trabalhar com a classe contábil”, afirmou, ao destacar a presença cada vez maior dos contadores no Conselho de Vogais e a nomeação de Valdir Pietrobon, diretor da Fenacon, na vice-presidência da Jucepar para o próximo quadriênio.

Na próxima semana, a Caravana da Valorização segue para as cidades de Francisco Beltrão, Pato Branco, Toledo, Cascavel e Foz do Iguaçu.