SESCAP-PR e MTE buscam solução para problemas do sistema Empregador Web

O presidente do SESCAP-PR, Mauro Cesar Kalinke, está buscando junto à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) uma solução para os problemas de acesso ao sistema Empregador Web, aplicativo que permite o preenchimento do Requerimento de Seguro-Desemprego e Comunicação de Dispensa dos trabalhadores.

Durante reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira, 27, no SRTE, Mauro Kalinke entregou à responsável pela Seção de Políticas de Trabalho, Emprego e Renda do MTE, Regina Canto do Canto, um documento com mais de 300 manifestações de empresários e contadores reclamando dos problemas de acesso ao sistema e colocou-se à disposição para contribuir com a busca de soluções. Entre as principais manifestações dos empresários citadas no ofício entregue ao MTE estão:

• Tornar o telefone 0800 mais eficiente para esclarecimento de dúvidas;

• Possibilitar a alteração dos dados cadastrados;

• Liberação para cadastro de um e-mail para várias empresas;

• Eliminar a exigência de LOGIN e SENHA, já que o acesso pode ser feito por meio do Certificado Digital;

• Possibilidade de emitir as rescisões com mais antecedência. Atualmente, só é possível no dia da saída do empregado.

Regina agradeceu a contribuição do SESCAP-PR e explicou que as dificuldades enfrentadas pelos usuários decorrem da falta de familiaridade com o aplicativo, que entrou em vigor no dia 1º de abril deste ano. No encontro, ela disse que fará todo esforço necessário para que os usuários tenham seus problemas sanados o mais rápido possível.

SESCAP-PR e MTE vão realizar curso

Um dos resultados práticos desse encontro foi a definição do primeiro curso sobre o Sistema Empregador Web, que será realizado no dia 8 de maio, a partir das 8h30, no auditório do SESCAP-PR, em Curitiba. Inicialmente serão abertas 100 vagas. As inscrições podem ser realizadas no site do SESCAP-PR, a partir da quinta-feira, dia 30.

Novos treinamentos podem ser realizados para atender à demanda, tanto em Curitiba, quando no interior do Estado.

O Sistema Empregador Web

Desde o último dia 1º de abril, todo o empregador deve informar ao Ministério do Trabalho e Emprego a dispensa do trabalhador para fins de recebimento do benefício Seguro-Desemprego via sistema Empregador Web. A medida é uma determinação do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) e torna obrigatório o uso da ferramenta nos requerimentos de seguro-desemprego e comunicação de dispensa do trabalhador.

Presença

Também participaram da reunião o chefe do setor de Seguro Desemprego da SRTE, Valer Weigert, o servidor Thiago Derenevitz, a gerente geral do SESCAP-PR, Erinéia Araújo, e a coordenadora de Eventos Sileide de Oliveira.

Fonte: SESCAP-PR