Será dia 25 o segundo exame de suficiência de 2011

No dia 25 de setembro será realizado, em todo o Brasil, o segundo exame de suficiência, como determina a Lei 12.249/2010, com o objetivo de comprovar conhecimentos médios sobre conteúdos programáticos ministrados nos cursos de Bacharelado em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade para candidatos a exercer a profissão contábil.

O número de inscrições ainda pode ser alterado, mas deve ultrapassar 22 mil – cerca de 1.800 somente no Paraná. As provas serão realizadas no horário das 8h30min às 12h30min. Os candidatos devem estar no local com antecedência mínima de 30 minutos, com caneta esferográfica de tinta azul ou preta, comprovante de inscrição e documento de identificação original, em condição que permita a identificação, contendo, obrigatoriamente, filiação, fotografia e data de nascimento, não sendo aceitas cópias ainda que autenticadas. O candidato que não apresentar documento de identidade na forma exigida pode ser eliminado, ressalvando-se os casos excepcionais, devidamente comprovados, e a critério do responsável pela comissão de aplicação de provas. São considerados válidos: carteiras expedidas pelos comandos militares, secretarias de segurança pública e carteiras expedidas pelos órgãos fiscalizadores de exercício profissional (ordens, conselhos); passaporte brasileiro; certificado de reservista; carteiras funcionais
expedidas por órgão público que, por lei federal, valem como identidade; carteira de trabalho; e carteira nacional de habilitação. Não serão aceitos: certidões de nascimento ou casamento, títulos eleitorais, carteiras de estudante, carteiras funcionais sem valor de identidade legal, tampouco documentos ilegíveis, não identificáveis e/ou danificados.

Para realização das provas não é permitida a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, palm top/hand held, BIP, smartphone, iphone, pager, máquina fotográfica, gravador ou qualquer outro equipamento receptor de mensagens. Será admitido o uso de máquina calculadora, desde que não permita o armazenamento de texto. Somente serão exigidas as legislações, normas e resoluções editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, em vigência até 90 dias antes.

Será considerado aprovado o candidato que acertar, no mínimo, 50% do total das questões, valendo um ponto cada. Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados nos portais da FBC (www.fbc.org.br), do Conselho Federal de Contabilidade (www.cfc.org.br) e dos Conselhos Regionais de Contabilidade até 20 dias após o dia 25. A relação dos aprovados será divulgada nos mesmo endereços eletrônicos e publicada no Diário Oficial da União no prazo de 60 dias. Os aprovados terão o prazo de dois anos para requerer o registro profissional, no CRC, na categoria para a qual tenha sido aprovado.

Mais detalhes nos sites: www.crcpr.org.br; www.fbc.org.br; www.cfc.org.br

Locais de provas no Paraná