Seminário sobre Marco Regulatório do Terceiro Setor, dia 29, tem inscrições gratuitas
Representantes de entidades do terceiro setor e de áreas diversas do governo federal vêm discutindo, desde 2011, propostas para instituição de regras claras e objetivas para o funcionamento das Organizações da Sociedade Civil. Em 2014 foi sancionada a lei que regulamenta a parceria entre o setor público e o terceiro setor. A lei 7168/14 ficou conhecida como Marco Regulatório das OSC (Organizações da Sociedade Civil) com regras para realização de parcerias entre essas organizações e os governos federal, estaduais e municipais, prevendo o fim dos atuais convênios firmados com as entidades. A aprovação da lei fortalece a mobilização das entidades para prosseguir no diálogo com o poder público a fim de promover a regulamentação das normas que afetam o setor.
O Seminário Marco Regulatório do Terceiro Setor, programado para 29 de julho, das 14h às 17h, no auditório do CRCPR, vai debater temas importantes: imunidade - Conceito e distinção das isenções; Imunidade sobre patrimônio, renda e serviços; Imunidade das contribuições sociais devidas à seguridade social; Entidades de educação e assistência social. Requisitos para a fruição das imunidades; Repetição do indébito e Jurisprudências de destaque.
Sobre o Marco Regulatório vai falar a professora Laís de Figueiredo Lopes, assessora especial da Secretaria Geral da Presidência da República, coautora dos livros: "Terceiro Setor - Temas Polêmicos I e II", "É perguntando que se aprende a inclusão das pessoas com deficiência", "Dicionário da Gestão Democrática", "Deficiência no Brasil - uma abordagem integral de seus direitos.
A palestra "Imunidades Tributárias das Entidades de Assistência Social e Educação - Aspectos Jurídicos - Interpretação e jurisprudência" será proferida pela advogada Rosângela Wolff Moro, que foi membro da Comissão do Direito do Terceiro Setor da OAB- Paraná, é procuradora da Federação Nacional das APAES, da Associação Niemann Pick Brasil, da Associação Regional dos Desportos dos Deficientes Mentais, coordenadora Estadual da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência da Federação das APAES do Estado do Paraná, também autora de textos sobre o tema.
Encerrando o seminário, o advogado Juliano Lirani, especialista Direito Tributário, integrante do Comitê de Terceiro Setor da OAB/PR, falará sobre o PAF - Processo Administrativo Fiscal e a Defesa do Terceiro Setor.
Inscrição solidária
Para se inscrever, trazer, no dia do evento, três quilos de alimentos não perecíveis para doação a entidades assistenciais cadastradas no CRCPR.
Com o objetivo de ampliar a mobilização e o engajamento da classe contábil paranaense em ações que têm o potencial de transformar para melhor a vida das comunidades em que atuam, o CRCPR promoverá, no dia 5 de dezembro, em Curitiba, o Fórum do Voluntariado da Classe Contábil. O evento pretende ampliar a sensibilização dos profissionais contábeis para o que é ser voluntário e mostrar que ao doar seu tempo para ajudar o próximo, além de ajudar a melhorar as condições de vida de pessoas da sua comunidade, o contabuilista também contribui para o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.
"O voluntariado é uma nossas prioridades nesta gestão, especialmente no que diz respeito à questão do estímulo ao desenvolvimento de uma cultura de cidadania fiscal", explica o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro Júnior. "Esta é uma área onde o contabilista, em decorrência da sua formação profissional, pode realmente fazer a diferença. Um bom exemplo é a contribuição que a classe vem dando para aumentar a destinação do imposto de renda devido de empresas e pessoas físicas aos fundos da criança e do idoso. Basta ver os resultados apresentados pela prefeitura de Curitiba em um evento de prestação de contas no fim de junho: as receitas desses fundos aumentaram mais de 6.000% desde 2013, com o decisivo apoio dos contabilistas", analisa.
"A programação do Fórum do Voluntariado da Classe Contábil está sendo montada com muito carinho e dedicação de todos os envolvidos e em breve divulgaremos o link para as inscrições", diz o coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) no Paraná, Francisco Savi.
Em evento promovido pela prefeitura de Curitiba no dia 29/6, para apresentação de balanço de campanhas de incentivo à doação de IR aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de Curitiba (Comtiba) e da Pessoa Idosa de Curitiba (CMDPI), a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet, informou que houve um crescimento de mais de 6.000% desde 2013 e que a colaboração da classe contábil foi decisiva para alcançar esse resultado.
A partir da esquerda, Francisco Savi, coordenador da do PVCC no Paraná, Jessica H. Dallagrana de Oliveira, conselheira suplente do CRCPR e membro do PVCC-PR, Marcia Oleskovicz Fruet, presidente da FAS, Narciso Doro Júnior, vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR e Luiz Omar Setúbal Gabardo, assistente técnico e supervisor do programa do Imposto de Renda da Delegacia da Receita Federal em Curitiba.