Nesta segunda-feira (6), profissionais da contabilidade de diversas localidades do Paraná participaram, na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) do Seminário de Prestação de Contas das Eleições 2018, um evento organizado em conjunto pelo CRCPR e pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

Seminário Prestação Contas Eleições 2018 manhã (2).JPG

"A apenas 60 dias das eleições, em um cenário com eleitores cada dia mais cansados da corrupção, desanimados com a economia e desiludidos com a política, cresce a responsabilidade dos profissionais da contabilidade que farão a prestação de contas contas dos candidatos e partidos de aprofundar seus conhecimentos sobre as recentes mudanças da legislação eleitoral e trabalhar em prol da transparência e da lisura do processo", afirma o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni.

"É preciso ficar atento pois cada vez mais os órgãos de fiscalização e controle têm instrumentos para cruzar dados e identificar fraudes", disse o oordenador de Fiscalização do Cadastro Eleitoral da Corregedoria do Paraná , Paulo Sergio EstevesNo período da manhã, Paulo Sergio Esteves, coordenador de Fiscalização do Cadastro Eleitoral da Corregedoria do Paraná, abordou as principais novidades das Eleições 2018 relacionadas ao financiamento e prestação de contas. Segundo ele, no pleito de 2016, um terço das contas dos candidatos apresentou algum indício de irregularidade no financiamento de campanha. "É preciso ficar atento pois cada vez mais os órgãos de fiscalização e controle têm instrumentos para cruzar dados e identificar fraudes". Entre os problemas mais comuns, listou pessoas físicas que realizam doação acima do limite - frequentemente um mesmo CPF aparece como doador em diferentes localidades -, cidadãos que sequer apresentaram declaração de imposto de renda em anos anteriores, beneficiários do Bolsa Família que pretensamente realizam doações de milhares de reais, e até mesmo quase 300 pessoas com registro de óbito que apareceram entre os doadores na campanha de 2016. "Cerca de 41% dos recursos de campanha das últimas eleições que permitiram doações de pessoas jurídicas foram doados por empresas", disse ainda.

O representante da Comissão Eleitoral do CFC, Décio Vicente Galdino Cardin, palestrou no período da tarde.

À tarde, os participantes assistiram à palestra do representante da Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Décio Vicente Galdino Cardin, contador com experiência em campanhas eleitorais de centenas de candidatos, desde o ano 2000.

Estiveram também presentes no evento: o conselheiro suplente do CRCPR, Marcello Padula; o presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná (FECOPAR), Devanzir Chiminacio; o representante da Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio PR), Edson Luiz Guariza; e o representante da governadora do estado do Paraná - Cida Borghetti, Edson Luiz Guariza. membro da Comissão de Contadores Públicos do CRCPR. Décio participou do grupo de trabalho do CFC que elaborou o livro Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática (disponível para download gratuito), lançado em junho, em Brasília.

Solidariedade

Os alimentos doados pelos participantes foram destinados ao Projeto Deus Não te Esqueceu, iniciativa de servidores da Polícia Civil do Paraná que atuam no Sicride - Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas. O investigador Vicente Lino Marchaleck, que compareceu ao CRCPR para receber as doações, contou que muitas vezes, ao localizar uma criança e devolver para a família, os investigadores se deparam com situações de extrema pobreza. "Em certos casos, as famílias mal têm condições de alimentar as crianças. No início nós pedíamos ajuda aos próprios colegas, que contribuíam com doações de roupas, alimentos, enfim, gêneros de primeira necessidade. Estamos lutando para aumentar a abrangência do projeto e temos conseguido levar às famílias cestas básicas, itens de vestuário e brinquedos. Também criamos a página Unidos Conseguimos (https://www.facebook.com/unidosconseguimos/) no Facebook, onde explicamos sobre o projeto e publicamos a prestação de contas das doações que destinamos a essas famílias carentes", contou. "Gostaria de agradecer a todos vocês pelas contribuições. Tenham certeza de que serão de grande ajuda para muitas pessoas", finalizou.

As doações de alimentos foram recebidas por Vicente Lino Marchaleck, idealizador do projeto, que atua no Sicride - Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas.

.