Seminário gratuito sobre governança, dia 24 de maio, no CRCPR

Gilberto Luiz do Amaral é advogado, contador, consultor de empresas; professor de pós-graduação em direito, planejamento e gestão tributária; presidente do IBPT – Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário e do IGTAX – Instituto de Governança Tributária. Coordenador e autor de livros, estudos e artigos tributários.

Sociedades: conceito, tipos societários, cláusulas obrigatórias, principais erros na redação de atos constitutivos e de alteração, dissolução, resolução em relação a sócio minoritário; regimes de casamento e seus reflexos nas pequenas e médias empresas, planejamento familiar e sucessório, doação de participações societárias, usufruto, testamento, espólio e disputas judiciais decorrentes de conflitos societários. São esses os principais assuntos do seminário “governança societária e sucessória: aspectos legais e práticos” que os advogados e contadores, Gilberto Luiz do Amaral e Armando Santos Lira vão ministrar, dia 24 de maio, no auditório do CRCPR, no horário das 9h às 12h. Inscrições gratuitas até o dia 23 pelo site do CRCPR. Solicita-se, porém, que no dia da palestra os inscritos doem 2 latas de leite em pó e 2 quilos de alimentos não perecíveis à Associação Viva Amigos. Informações (41) 3360-4700 - Câmara de Desenvolvimento Profissional do CRCPR.

Segundo Lira, “da governança em sentido geral derivaram outros ramos como a governança empresarial, tributária, social, ambiental, esportiva, da gestão pública, familiar, entre outras, sempre utilizando os conceitos da governança aplicáveis à área. O interessante são as ferramentas de que a governança dispõe para controle, a curto, médio e longo prazo, de medidas voltadas ao desenvolvimento de uma organização empresarial”. Pouco difundida entre os empreendedores brasileiros, a governança pode auxiliar a planejar e monitorar a saúde das empresas, com a utilização de instrumentos técnicos apropriados, implementando controle seguro, transparente e eficiente da gestão empresarial.

Armando Lira é contador, advogado, empresário da contabilidade, vogal representante da classe contábil na Junta Comercial do Paraná e vice-presidente de Relações Sociais no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná.