Seminário expõe os benefícios da governança corporativa

Sociedades: conceito, tipos societários, cláusulas obrigatórias, principais erros na redação de atos constitutivos e de alteração, dissolução, resolução em relação a sócio minoritário; regimes de casamento e seus reflexos nas pequenas e médias empresas, planejamento familiar e sucessório, doação de participações societárias, usufruto, testamento, espólio e disputas judiciais decorrentes de conflitos societários. Foram esses os principais assuntos do seminário “governança societária e sucessória: aspectos legais e práticos” que os advogados e contadores, Gilberto Luiz do Amaral e Armando Santos Lira ministraram, dia 24 de maio, no auditório do CRCPR, no horário das 9h às 12h. Para se inscrever, os interessados precisaram apenas doar 2 latas de leite em pó e 2 quilos de alimentos não perecíveis à Associação Viva Amigos.

Segundo Lira, “da governança em sentido geral derivaram outros ramos como a governança empresarial, tributária, social, ambiental, esportiva, da gestão pública, familiar, entre outras, sempre utilizando os conceitos da governança aplicáveis à área. O interessante são as ferramentas de que a governança dispõe para controle, a curto, médio e longo prazo, de medidas voltadas ao desenvolvimento de uma organização empresarial”. Pouco difundida entre os empreendedores brasileiros, a governança pode auxiliar a planejar e monitorar a saúde das empresas, com a utilização de instrumentos técnicos apropriados, implementando controle seguro, transparente e eficiente da gestão empresarial.