Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Seminário esclarece aspectos importantes sobre prestações de contas eleitorais.

Contabilistas de todo o Paraná participaram do seminário ?Esclarecimentos para Elaboração das Prestações de Contas Eleitorais 2008?, dia 9 de setembro, no auditório do CRCPR. A iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná ( TRE), em parceria com o CRCPR, atende a preocupação e as dificuldades dos contabilistas que prestam serviços a candidatos, especificamente em relação à prestação de contas de campanha.

Sônia Maria dos Santos Prestes ? uma das palestrantes - confirmou que a importância de se tratar amplamente do assunto é para que ?os contabilistas possam fazer da melhor forma a prestação de contas de seus candidatos.? Segundo ela, por ocasião de eleições, especialistas do Tribunal Regional Eleitoral são sempre convidados a ministrar esses esclarecimentos.

De acordo com a lei eleitoral, a prestação de contas dos candidatos é feita por intermédio do comitê financeiro, devendo ser acompanhadas dos extratos das contas bancárias referentes à movimentação dos recursos financeiros usados na campanha e da relação dos cheques recebidos, com a indicação dos respectivos números, valores e emitentes. A lei exige a rigorosa comprovação de contribuições, doações, outras receitas e ainda o destino de sobras de campanha. A transparência da campanha depende inteiramente dos registros financeiros e contábeis, enviados, depois das eleições, à Justiça Eleitoral. É fundamental, para a aprovação, que os documentos não contenham erros formais e materiais. Em casos de irregularidades, a Justiça determina investigações para corrigir as falhas ou apurar os fatos.