Seminário analisa impactos da adoção do IFRS para PMEs.

Assista aos vídeos das palestras e acesse livro sobre o tema

Representantes da classe contábil de todo o país participaram, de 2 a 4 de agosto, do Seminário sobre IFRS para Pequenas e Médias Empresas, no auditório do BNDES, no Rio de Janeiro. Na abertura, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingues Carneiro, afirmou que "apesar dos inúmeros questionamentos surgidos quanto à aplicação das normas brasileiras de contabilidade convergidas pelas pequenas e médias empresas, deve-se ter em mente que a contabilidade, enquanto ciência social, tem suas bases definidas pelos princípios de contabilidade e, como tal, não pode admitir que o registro de um fato administrativo seja diferente de uma entidade para outra em face de suas características constitutivas ou de volume de recursos movimentados na consecução de seus objetivos".

Segundo o vice-presidente da Câmara Técnica do CRCPR, Armando Lira, o evento, com palestras de altíssimo nível, teve como objetivo formar multiplicadores das Normas Internacionais aplicadas às pequenas e médias empresas, conscientizando sobre a importância de sua adoção no controle da situação econômica e financeira das empresas, facilitando a administração dos negócios.

O Brasil, aderindo à tendência mundial, começa a exigir a aplicação das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) das empresas brasileiras a partir de 2010. Esta exigência não está restrita a grandes empresas, companhias abertas e instituições financeiras, mas, também, a pequenas e médias empresas que, mesmo sendo de capital fechado, estejam obrigadas pelo Código Civil, a apurar suas demonstrações anuais.

O padrão IFRS é adotado, atualmente, por cerca de 110 países e, aproximadamente, por 100 milhões de pequenas e médias empresas no mundo. Diante dessa realidade, é importante que, no Brasil - onde 99% das companhias são micros, pequenas e médias empresas -, os empresários desses segmentos estejam conscientes da necessidade e, principalmente, das vantagens de se manter a contabilidade de acordo com as normas internacionais. A adoção do IFRS para as PMES migrará de uma situação de informalidade para um padrão de transparência contábil de alto nível.

Assista às palestra no link http://www.tvcrc.com.br/programa.php?id=16

Acesse o livro no link Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas - Normas Brasileiras de Contabilidade