A agenda de reuniões das comissões do CRCPR contou com diversas reuniões e encontros destinados a avaliar os eventos realizados em 2018 e dar andamento aos planos traçados para 2019. Na quarta-feira, 20, o vice-presidente de Administração e Finanças, Laudelino Jochem, coordenador da Comissão do Empresário Contábil Paranaense, conduziu encontro do grupo, que contou com a participação do diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, o representante do Sescap-Londrina, Jaime Junior Silva Cardoso, e a do Sescap Campos Gerais, Rita de Cássia Dias Gomes (presidente), do empresário contábil Michel Melhem e do contador Rubens Gomes.

A partir da esq., em sentido horário: Laudelino Jochem, Gerson Borges de Macedo, Rubens Gomes, Rita de Cássia Gomes, Michel Mellhem e Jaime Cardoso.

Os participantes fizeram um balanço positivo dos três Encontros do Empresário Contábil, realizados pela comissão no segundo semestre de 2018, em Curitiba, Ponta Grossa e Londrina, que reuniram ao todo 317 participantes. "Para uma primeira vez, considero que tivemos um excelente público. É importante darmos continuidade para que o evento se consolide, atraindo um público cada vez maior", disse Jochem.

No período da tarde, a Comissão de Educação Profissional Continuada realizou seu encontro mensal para julgamento de processos e avaliação de capacitadoras, com a participação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Roberto Aparecido Santos, da conselheira Denise Maria de Oliveira e dos profissionais contábeis Evenilson de Jesus Balzer, Roberto Marques de Figueiredo, Antônio Fernando de Azevedo, Jucimar Valim Nunes além dos colaboradores do Desenvolvimento Profissional, Dirceu Zonatto (gerente) e Jeruza Moura, e da Fiscalização, Iran Cordeiro.

Reuniao EPC 20-03  (6).jpg

Na manhã de quinta-feira, reuniram-se as comissões do Profissional Contábil da Área Cooperativista e para Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários.

O encontro do primeiro grupo, também coordenado por Jochem, contou com a participação de Alcir Sebastião Ribeiro (Coamo), Claudiomiro Rodrigues, Devair Antônio Mem e José Ronkoski (Ocepar), além de Roberto Aparecido Santos, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR. Entre os assuntos discutidos, destacam-se o 2º Fórum dos Profissionais de Contabilidade da Área Cooperativista, que reuniu no ano passado, em Curitiba, mais de 100 contabilistas atuantes nesse segmento em todo o estado. Quando à pauta de 2019, os participantes abordaram diversos temas de relevância para a gestão do segmento cooperativista, como questões tributárias e, em especial, os impactos da implementação do eSocial sobre as cooperativas.

Reunião Comissão Cooperativas 21-03 (4).JPG

Já a reunião da Comissão para Assuntos Contábeis, Fiscais e Tributários, contou com a participação do professor Luiz Carlos de Souza e do advogado José Julberto Meira Juúnior. Entre os temas discutidos, destacam-se o Refis-PR; portaria do Ministério da Fazenda acerca de guerra fiscal entre os estados; recentes decisões do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) referentes a planejamento tributário; a Medida Provisória n.º 876, que determina que o contador, ou o advogado da parte interessada, pode declarar a autenticidade da cópia do documento, ficando, assim, dispensada a autenticação; os impactos da substituição de diversos documentos pelo CPF; a restituição da substituição tributária no Paraná; a ação declaratória de inconstitucionalidade (ADI) 5902, quer versa sobre incentivos fiscais e ICMS; a exclusão do PIS/Cofins da base de cálculo do ISS em São Paulo e alterações na versão 1.2 da Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

Reunião Com-Ass-Contábeis-Fiscais-Trib 23-01 (1).JPG

Reunião da Comissão dos Coordenadores e Professores terá palestra sobre inteligência artificial e educação 4.0 na Contabilidade

No próximo dia 11 de abril, a partir das  9 horas, a da Comissão de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis do Paraná fará o seu primeiro encontro do ano, na sede do CRCPR, em Curitiba. Além de discutir e planejar as ações do grupo para 2019, o encontro terá início com a palestra A contabilidade e a inteligência artificial relacionada à educação 4.0, ministrada por Ricardo Rios, mestre em Ciências Contábeis, pós-graduado em Gestão Empresarial. Radicado em São Paulo, ele atua na área contábil tributária há 24 anos, é professor universitário e coordenador do curso de Ciências Contábeis da UNINOVE. Também atua como palestrante há dez anos, falando sobre temas voltados à área da contabilidade, e é co-autor do livro: “Normas e Práticas Contábeis: Uma introdução”, da Editora Atlas.

"Reforçamos aqui o convite enviado hoje (21/3) por e-mail aos professores e coordenadores dos cursos de Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior do Paraná. A palestra do professor Ricardo abordará um tema de extrema relevância para o ensino das Ciências Contábeis na atualidade e certamente nos incentivará a trazer novas ideias para os eventos que pretendemos realizar ao longo do ano", disse o VP de Desenvolvimento Profissional, Roberto Santos. "É importante que os interessados confirmem presença até dia 8 de abril, para que possamos adequar a logística do encontro ao número de participantes", acrescentou o gerente da área, Dirceu Zonatto.