Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

"A contabilidade costuma ser chamada, segundo o CEO da International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês), Kevin Dancey, de “linguagem dos negócios”, porque trata da interpretação e comunicação de informações sobre as operações e finanças de uma empresa. Ele explica que os contadores são exclusivamente qualificados nesse idioma. Para ajudar as pessoas a entenderem essa linguagem, os contadores preparam demonstrações financeiras para os investidores, orçamentos e previsões, além de fornecerem análises que permitam que a administração aplique os recursos de maneira eficaz, para maximizar a criação de valor, e que os conselhos de administração cumpram suas responsabilidades de supervisão e governança.

Os impactos da Ifac incluem a criação de uma profissão de contabilidade forte e sustentável. “Os contadores são uma importante voz e criam valor para as economias e a sociedade”, afirma Dancey. Todos os membros da Ifac atendem a requisitos rigorosos se envolvem em toda a rede de Organizações Contábeis (PAOs, na sigla em inglês), para serem uma comunidade global de qualidade.

Portanto, conectar informações financeiras relacionadas à sustentabilidade é fundamental, e os contadores estão em uma posição ideal para aplicarem suas habilidades, seu conhecimento e sua experiência em relatórios financeiros para divulgações relacionadas à sustentabilidade. A maneira como as questões ambientais e sociais estão intrinsecamente ligadas à economia financeira torna a profissão contábil bem-posicionada para comunicar essas questões com exatidão.

Sendo assim, já houve um progresso por meio dos contadores na promoção da sustentabilidade, com a introdução dos requisitos de relatórios de sustentabilidade. À medida que novas normas de sustentabilidade forem surgindo, como as desenvolvidas pelo International Sustainability Standards Board (Issb, sigla em inglês) ou pelo European Financial Reporting Advisory Group (Efrag, sigla em inglês), produzir informações precisas e úteis ou avaliar o impacto nas políticas contábeis será necessário ​​para apoiar a divulgação relacionada à sustentabilidade e para a tomada de decisões.

No entanto os profissionais precisam desenvolver novas habilidades, uma vez que o relato de sustentabilidade é mais amplo que a contabilidade financeira. É necessário desenvolver uma mentalidade mais integrada e uma compreensão mais ampla de toda a cadeia de valor da organização, além da finalidade do relatório financeiro com o qual os contadores estão familiarizados e assim fazer os relatórios de sustentabilidade.

Segundo Sharon Machado, chefe de Negócios Sustentáveis da Association of Chartered Certified Accountants (Acca, na sigla em inglês)​​, o papel da profissão é informar, conduzir, implementar, relatar e garantir estratégias de sustentabilidade da organização. Mas, para responder à crescente regulamentação, à verificação pública e à introdução iminente de requisitos obrigatórios de divulgação de sustentabilidade, todos os profissionais precisam desenvolver habilidades, comportamentos e mentalidade econômica, ambiental e social integrados.

Na profissão contábil, há o entendimento sobre fluxo de informações e dados relacionados aos relatórios financeiros. O que pode ser novo para os profissionais com a criação das novas normas é entenderem sobre os fluxos de energia e as fontes de emissão. Algumas das métricas, KPIs, técnicas de medição ou abordagens de estimativa envolvidas nos relatórios de sustentabilidade provavelmente também serão novidade para os contadores, principalmente em relação a medidas de resultados físicos – como poluição, resíduos e emissões – e declarações prospectivas, como na resiliência estratégica.

Olivier Boutellis-Taft, CEO da Accountancy Europe afirma que: “a profissão contábil já possui conhecimento e experiência prática muito relevante para enfrentar os desafios da sustentabilidade. No entanto, o contador deve continuar expandindo a capacidade de resposta às necessidades da sociedade e apoiar as mudanças fundamentais necessárias para transformar a economia”.

Assim, é necessário que os contadores desenvolvam novas abordagens para trabalharem com especialistas de outras áreas, dada a natureza interdisciplinar das divulgações financeiras relacionadas à sustentabilidade. Esse desenvolvimento não é somente para melhorar as competências, mas também para garantir que os relatórios de sustentabilidade e as normas de asseguração sejam adotadas e que os profissionais tenham a licença adequada para operar."




Fonte: Comunicação CFC, com informações da Ifac

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.