Segundo dia da 17ª Convenção manteve programação intensa, com eventos simultâneos, paineis e palestras magnas

O segundo dia da 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Paraná contou com uma programação um pouco mais leve no período da manhã, com cinco fóruns simultâneos e apresentação dos 5 últimos trabalhos técnicos.

Ocupando duas manhãs, prosseguiram os trabalhos do Fórum do Contador Público, do Terceiro Setor e dos Auditores.

O primeiro discutiu "O processo de convergência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público aos padrões internacionais: panorama atual e desafios futuros" e teve apresentações do professor universitário e agente de fiscalização do Tribunal de Contas do Município de São Paulo Jorge Pinto de Carvalho Jr., de Leonardo Silveira do Nascimento, coordenador-geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação da Secretaria do Tesouro Nacional, e do analista de controle do TCE-PR na Coordenadoria de Fiscalização Municipal, Leandro Menezes Rodrigues.

Enquanto isso, o advogado Leandro Martins de Souza abordava, em outra sala, os temas "Construção, transformação, incorporação, fusão, aquisição e extinção de entidades sem fins lucrativos" e "Atualização estatutária das instituições sem fins lucrativos e as exigências do Código Civil Brasileiro.

Encerrando a programação do Fórum dos Auditores, Everson Breda Carlin abordou, em concorrida palestra, o tema "Compliance", seguido da apresentação de Carmo Barboni, profissional com mais de 12 anos de experiência em projetos de revisão e definição de processos, diagnóstico de estrutura contábil e de práticas contábeis, avaliação e implementação de sistemas de gestão de custos e planejamento, principalmente nas áreas administrativa e financeira, experiência como controller na Moody´s América Latina, onde liderou projeto de implementação e estruturação do departamento de controladoria e implementação do sistema ERP no Brasil, que abordou o tema IFRS 15 - Revenue from contracts with customers

No auditório Cataratas, o palestrante Ricardo Piovan, administrador de empresas com formação em técnicas de expansão de consciência, master em programação neurolinguística (PNL), comportamento humano e liderança situacional, falou sobre o comportamento do empresário, dando orientações sobre o processo de feed-back construtivo, motivação de equipes e estratégias de liderança.

A seguir, o doutor e mestre em Desenvolvimento Econômico (UFPR) e graduado em Ciências Econômicas (UFPR), professor titular do curso de Economia da Universidade Positivo e sócio da Valuup Consultoria e Assessoria Ltda., discorreu sobre os desafios e perspectivas da economia paranaense e brasileira, à luz da atual crise que o país enfrenta. "Eu já estava com a minha palestra pronta quando estourou esse novo escândalo, da delação dos donos da JBS, quando vim para cá. Tive que fazer algumas adaptações correndo", confidenciou à plateia.

No Fórum dos Estudantes de Ciências Contábeis e Jovens Lideranças, a contadora e jornalista Ângela Zanchinelli Alonso, dona de um extenso currículo como auditora independente e atuando como conselheira do CRCSP, passou ao público importantes orientações quando ao futuro profissional dos jovens que estão ingressando no mercado de trabalho ou pretendem trilhar carreira nos diversos segmentos das Ciências Contábeis.

A seguir, o mágico Jeff Aragon mostrou como o profissional pode ser um verdadeiro mágico para encantar seu cliente. "Os truques que eu faço não têm nada de sobrenatural. Para que eles encantem a plateia, é necessário muita, muita, muita prática. Da mesma forma, esta é a minha dica para que vocês tenham uma carreira bem-sucedida. Não basta saber como se faz o trabalho. É preciso praticar e prestar atenção a todos os detalhes para fazer melhor o que todo mundo faz e, assim, encantar o cliente", ensinou.

O período da tarde do segundo dia foi mais intenso, com painel sobre Planejamento, apresentado pelo maratonista extremo Marcelo Alves, o Painel sobre Alterações no Simples Nacional, a palestra do procurador da Operação Lava Jato Robson Pozzobon e o fechamento pelo jornalista Sidney Rezende, que de última hora substituiu Roberto Kovalik, escalado para cobrir os desdobramentos da mais recente crise política.