Sede do CRCMG passa a ser chamada Edifício Professor Doutor Antônio Lopes de Sá
No dia em que completaria 84 anos de idade, 11 de abril, Antônio Lopes de Sá recebeu uma homenagem póstuma do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). A partir de agora, a sede do CRCMG passa a ser chamada Edifício Professor Doutor Antônio Lopes de Sá, que conta com uma placa comemorativa e um busto instalado na entrada principal do Regional.
Conselheiros, autoridades, presidentes de 20 Conselhos Regionais, da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, do CFC, da FBC, entre outros, estiveram presentes à cerimônia. A solenidade teve início com o discurso do ex-presidente do CRCMG, Paulo Cezar Consentino, que disse "O professor Lopes de Sá foi um digno representante da nossa categoria".
Já a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), contadora Maria Clara Cavalcante Bugarim, fez um discurso lembrando dos inesquecíveis momentos ao lado do professor. "Serei eternamente grata pelos ensinamentos deste sábio homem. Lembro de um evento realizado em Portugal, onde pude presenciar cerca de cinco mil profissionais aplaudirem de pé o professor Lopes de Sá". Para o presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade, José Martonio Alves Coelho, "este zeloso e ético profissional expressava palavras de carinho a todos os que o conheciam. Sem dúvida, vivemos momentos espetaculares ao lado do Mestre".
O presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro, por sua vez, disse que "o grande sucesso intelectual do Professor e Doutor foi apenas um reflexo do ser humano extraordinário, do cidadão exemplar que soube viver muito bem". O presidente da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, António Domingues de Azevedo, afirmou que todos os profissionais da Contabilidade devem lembrar-se da doutrina e dos pensamentos de Lopes de Sá. Segundo Azevedo, "o amor que ele tinha pela Contabilidade era também refletido pela vontade comum entre os dois países. A melhor forma de lembrarmos de Lopes de Sá é darmos continuidade ao seu trabalho".
A pedagoga e viúva do professor, Édila Lopes de Sá, fez um discurso emocionado ao relembrar toda a trajetória do marido. Para ela, "esta solenidade reveste-se de expressiva significação, pois Lopes de Sá, pela sua irrestrita dedicação, deixa a todos os profissionais um trabalho de uma vida inteira". O presidente do CRCMG, Walter Roosevelt, fez o discurso de encerramento, lembrando-se de um trecho de uma das crônicas do professor: "O homem se qualifica especialmente pela inteligência, utilidade, capacidade de amar, conhecer, agir e refletir".
O propósito dessa homenagem a Lopes de Sá é de que ele se tornou um dos maiores profissionais da Contabilidade de que se tem notícia. Suas publicações ? livros e artigos ? são conhecidos em vários países da América Latina, além dos Estados Unidos, Itália, Espanha e Portugal. O professor recebeu, também, a Medalha João Lyra Tavares, considerada a maior comenda a um contador no Brasil.Compuseram também a Mesa de Honra, o presidente da Academia Mineira de Ciências Contábeis, Marco Antonio Amaral Pires, e o mais novo membro da Academia (empossado no dia da homenagem), contador Luiz Fernando Coelho Lopes de Sá, neto do homenageado.