Secretaria do Meio Ambiente vai esclarecer regras de licenciamento ambiental em Curitiba

As regras para obtenção de licença ambiental para empresas de Curitiba deverão ser discutidas entre a Secretaria do Meio Ambiente e as entidades que representam a classe contábil, com participação dos profissionais e empresários interessados. As dificuldades que as empresas enfrentam foi um dos temas da conversa que o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Eugênio de Lima, manteve, no último dia 7, com a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, o diretor superintendente do CRCPR Gerson Borges de Macedo, e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba, Narciso Doro. Da reunião, na Secretaria do Meio Ambiente, participou também o vereador Hélio Virbiski.

A presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo, e o presidente do Sicontiba, Narciso Doro, participam de reunião com o Secretário do Meio Ambiente, Renato Eugênio de Lima.

"O importante é que as regras sejam claras e que não hajam exigências e demoras absurdas nas diversas fases do processo de licenciamento", afirma a presidente do CRCPR. O secretário do Meio Ambiente se comprometeu de promover uma palestra aos contabilistas e empresários para esclarecer sobre as leis ambientais no município. A palestra, em data a ser agendada, provavelmente será realizada no auditório do CRCPR.

Aproveitando a ocasião, Renato Lima falou sobre o esgotamento de recursos naturais e a necessidade de criar um novo modelo de desenvolvimento sustentável em Curitiba, em projeto articulado com outras áreas como educação e saúde. O modelo é o do desenvolvimento sustentável, que não pode ir contra o desenvolvimento econômico mas precisa prever melhora na qualidade de vida da população, sem provocar perdas ambientais, disse. Lima destacou que os rios e o gerenciamento de resíduos sólidos são prioridade em sua gestão. “A qualidade da água dos rios de Curitiba é um dos nossos principais desafios”, afirmou. Segundo ele, grande parte do que hoje é enterrado nos aterros não é lixo, mas material que tem valor e poderia ser reaproveitado.

O secretário Renato Lima é professor de geologia da Universidade Federal do Paraná-UFPR. Foi Chefe do Departamento de Geologia da UFPR e idealizador e criador do NIMAD - Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR e do Centro de Apoio Científico em Desastres - CENACID/UFPR, onde é Diretor. É autor e coordenador de quatro livros sobre meio ambiente e sobre desastres incluindo o Livro “Uso dos solos e dos rios conceitos básicos e aplicações para a região de Curitiba”, além de conferencista sobre o tema em cerca de 20 países.