No último dia 20, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) esteve reunido virtualmente com representantes da Secretaria do Trabalho para tratar da falta de prestação de informações ao eSocial.

Atualmente, todas as empresas dos grupos 1, 2 e 3 foram desobrigadas de prestar as informações via sistema CAGED, devendo cumprir a obrigação por meio do envio dos eventos não periódicos ao eSocial. Isso inclui informações de admissões e desligamentos, fundamentais para a concessão de benefícios aos trabalhadores e formulação de políticas públicas.

Na reunião, a Secretaria de Trabalho solicitou o apoio do CFC para sensibilizar as empresas associadas quanto à importância do correto envio das informações ao eSocial e definiu-se que representantes das Superintendências Regionais do Trabalho farão contato com algumas empresas para solicitar o envio das informações. Caso os empregadores e profissionais da contabilidade tenham alguma dúvida, poderão entrar em contato com as Superintendências Regionais do Trabalho. No caso do Paraná, o telefone para contato é (41) 3901-7507 e o e-mail é trabalho.pr@mte.gov.br.

Com esta parceria, governo e empregadores estão trabalhando juntos para garantir a consolidação de informações importantes, especialmente no atual contexto de crise pela qual o país está passando.

Confira aqui a orientação completa sobre a substituição do CAGED e da RAIS pelo eSocial.

Em caso de dúvidas relacionadas ao procedimento de envio das informações, o empregador também pode entrar em contato com a Central de Atendimento do eSocial por email (formulários disponíveis aqui) ou por meio do telefone 0800 730 0888.