Saraiva lança amanhã, em Curitiba, o livro Matemática Financeira

Segundo o autor, é um manual prático, completo e com aplicações para o dia-a-dia das empresas e de seus gestores nos processos de tomadas de decisão. Aprofundado com inúmeros exemplos, torna-se um manual de referência por tratar as questões com abordagem contextualizada, não apenas acadêmica. Um manual de referência para estudos, consultas e uso acadêmico em cursos de administração de empresas, economia, contabilidade e correlatos.

É uma obra que conta com todas as nuances da matemática financeira e comercial, tratando de conceitos e noções básicas, bem como de regimes de capitalização, taxas e tipos de taxas de juros e de desconto, cálculos de valor presente, de valor futuro, de prestações e equivalência de capitais, séries de pagamentos, proporções, regras de três simples e composta, câmbio, valor do dinheiro no tempo, sistemas de amortização de financiamentos, cálculos de depreciação, taxa interna de retorno, números-índice, análise de projetos de investimento, Valuation, projetos de investimento, payback, análise de projetos sob condições de risco, Opções Reais e carteiras de investimentos.
Traz mais de 400 exemplos práticos ilustrados, tanto para uso com calculadoras tipo HP-12c como para aplicações em Excel, conta com material de apoio e planilhas de casos práticos aplicados à tomada de decisão em negócios.

O autor

Aderbal Muller é professor de cursos de pós-graduação da FAE Business School, membro da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, mestre em Ciências Sociais Aplicadas; doutor em Gestão de Negócios, atua como contador empresa de perícias C.W.Müller e AN.Müller Ltda; foi coordenador do Curso de Ciências Contábeis da FAE de 1997 a 2007 e coordena o Curso de Pós-Graduação em Contabilidade Gerencial e Auditoria do Curso de Controladoria desde 1999 (atual). É perito judicial junto às varas estaduais e federais, membro da ACIN - Associação Científica Intemacional Neopatrimonialista, da AAA - American Accounting Association e da BALAS - Business Associatíon of Latin American Studies. É autor de vários outros livros de contabilidade: Contabilidade Avançada e Internacional - Ed. Saraiva – 2009; publicou em co-autoria: Análise Financeira - Editora Atlas – 2008; Cálculos Periciais - Editora Juruá – 2007; Manual da Nota Fiscal Eletrônica - Editora Juruá – 2007; Contabilidade Básica - Editora Pearson – 2006; Auditoria Integral - Editora Juruá – 2005; Auditoria das Organizações - Editora Atlas 2001