Sábado, 15, tem Feirão do Imposto no calçadão da XV, em Curitiba

Quem passar pelo calçadão da Rua XV de Novembro, no próximo sábado, em Curitiba, no horário das 10h às 14h, poderá ver as barracas da edição 2012 do Feirão do Imposto, organizado pelo Conselho de Jovens Empresários da Associação Comercial do Paraná (ACP) com o apoio do CRCPR.

O principal objetivo é mostrar à população o peso da carga tributária sobre produtos consumidos no dia a dia dos brasileiros. Algumas mercadorias, como água mineral (44% de impostos) e açúcar (32%), estão entre as mais consumidas. As pessoas poderão conferir a tributação de vários produtos e fazer a comparação quanto poderiam custar se os impostos não fossem tão altos.

Em 2012, o impostômetro instalado em frente ao prédio da ACP bateu a marca de R$ 1 trilhão em arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais, com 15 dias de antecedência com relação a 2011.

Uma passeata pela redução da carga tributária e reforma tributária fará o trajeto entre a ACP e a Boca Maldita, na Rua XV. A população é convidada a participar.

O Feirão do Imposto surgiu há nove anos em Santa Catarina e faz parte hoje de mobilização nacional encabeçada pela Confederação Nacional dos Jovens Empreendedores (Conaje), realizada em diversas cidades brasileiras.

Segundo o coordenador do CJE, Henrique Domakoski, essa é uma maneira de chamar a atenção de muitos cidadãos que acreditam não pagar tributos. “Poucos sabem quanto pagam e como o dinheiro é gasto na gestão pública”.

A presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, reforça dizendo que iniciativas como essa são importantes também para pressionar o Congresso Nacional e o governo federal por uma reforma tributária há muito aguardada e decisiva para o desenvolvimento econômico e social do país.