Revista do CRCPR - Edição 166

Disclosure, planejamento e governança tributária, internacionalização de empresas são temas de artigos da edição 166 da Revista do CRCPR: leia em revista.crcpr.org.br

Está disponível para leitura, pesquisa e download a edição 166 da Revista do CRCPR, trazendo os artigos “Notas Explicativas”, de Armando Lira e João Eloi Olenike; “A Evolução do Disclosure no Brasil”, de Émerson Nogueira Sales; “Contribuições Acadêmicas e Profissionais da Revista do CRCPR: Uma análise bibliométrica do período 2008-2012”, de Luciano Gomes Reis; “Planejamento Tributário e Governança Tributária: Ferramentas que contribuem para a melhoria da lucratividade das empresas”, de Adileia Ribeiro Santos, Andreia Aparecida das Chagas e Elisângela Lagos; “O Processo de Internacionalização de Empresas Paranaenses e as Implicações no Design de Sistemas de Controle Gerencial: o caso da empresa Cristófoli”, Paulo Moreira da Rosa, Sibele Gazoni, Almir Teles da Silva e José Santo Dal Bem Pires”.

Evolução

No editorial, a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, fala justamente da evolução da publicação, editada há 38 anos. “Quando foi criada, a Revista do CRCPR era um modesto veículo de comunicação que o CRCPR utilizava para levar notícias à classe contábil, destinando algumas páginas a artigos técnicos, geralmente de pequeno porte”, explica Lucélia. O crescimento da classe contábil, do Conselho e do volume de informações sugeriu a separação dos conteúdos. Em 2001, foi criado o jornal “Folha do CRCPR” para divulgar notícias e a “Revista do CRCPR” foi mantida publicando só estudos técnicos e científicos, com 52 páginas, periodicidade quadrimestral, distribuída somente a assinantes.

Acompanhando a tendência mundial de migração da informação em papel para o meio eletrônico, processo que afeta jornais, revistas, livros e todas as atividades sociais, em todo o mundo, em 2010, a Revista do CRCPR passou a ser editada apenas no formato online e seu conteúdo disponibilizado a quaisquer interessados no site do CRCPR.

Novo passo, em 2013, foi dado com a obtenção do Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, ou ISSN (sigla em inglês para International Standard Serial Number), atribuído a publicações seriadas. Esse código internacional, único e definitivo, padronizado pela ISO 3297 (International Standards Organization), auxilia no controle da publicação editorial do país e na identificação de títulos, recuperação e transmissão de dados, melhora a organização de acervos, os empréstimos entre bibliotecas, os serviços de indexação e resumos, entre outros. Todas as edições online da revista com o padrão ISSN trazem o número 2318-1761 e estão no endereço revista.crcpr.org.br.

A intenção, este ano, é integrar a revista ao Qualis, sistema de avaliação de publicações gerenciado pela Capes- Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior no Brasil.