Reuniões movimentam o CRCPR

Reunindo lideranças da contabilidade de todo o estado, inúmeras reuniões foram realizadas, no dia 16 de março pela manhã, na sede do CRCPR, em Curitiba: fizeram um balanço das suas atividades e debateram novas ações a Comissão Intersindical, do Voluntariado, da Mulher Contabilista e a Fecopar e os 17 sindicatos de contabilistas.

Reunião da Comissão da Mulher

Participaram da Intersindical o vice-presidente do CRCPR Marcos Sebastião Rigoni de Mello e representantes de todos os sindicatos. A Comissão da Mulher foi dirigida por Nilva Amália Pasetto e o ponto alto foi o Encontro da Mulher que será realizado em setembro, no Sesc Caiobá.

Já a comissão do Programa do Voluntariado da Classe Contábil foi coordenada por Maurício Gilberto Cândido, com participação do vice-presidente de Relações Sociais Armando Lira, o diretor operacional do CRCPR Hugo Catossi, o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná Moacir Carlos Baggio e a presidente do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista – IPMCONT Carla Dornelles Pacheco.

Comissão do Programa do Voluntariado da Classe Contábil: Armando Lira, Moacir Baggio, Carla Pacheco e Maurício Gilberto Cândido

Intersindical

Na primeira reunião como coordenador da Comissão Intersindical, Marcos Sebastião Rigoni de Mello falou que a fiscalização do CRCPR está cobrando nas fiscalizações o pagamento da contribuição sindical. “Estamos conscientizando os contabilistas sobre a importância da necessidade de recolher a contribuição, investida na realização de cursos e eventos”, diz Rigoni. Em relação à realização de cursos em parceria com os sindicatos de contabilistas, ele afirmou que o CRCPR realizou uma pesquisa para saber quais são os temas de maior interesse dos contabilistas, ficando em primeiro lugar a escrituração fiscal digital PIS COFINS e em segundo o IFRS.

Fecopar

Ao comandar a reunião dos 17 sindicatos que compõem a Federação dos Contabilistas do Paraná - Fecopar, o presidente Divanzir Chiminacio apresentou as contas da entidade para aprovação do plenário. Outra pauta foi a orientação normativa do Ministério do Trabalho recomendando que a aplicação da contribuição sindical seja explicitada no plano de contas, questão que será abordada no III Fórum para Dirigentes Sindicais, dia 20 de setembro no litoral, no Sesc Caiobá. O fórum será direcionado principalmente para secretárias, contadores e tesoureiros dos sindicatos.

Ficou acertado que a Fecopar vai financiar as despesas de alojamento dos atletas, do treinador e comissão técnica e dos presidentes dos sindicatos durante os Jogos dos Contabilistas Brasileiros. E ainda que a sua próxima reunião será dia 20 de julho em Toledo; e a 1ª reunião arbitral do Jocopar dia 27 de julho, em Guarapuava quando será realizada a comemoração dos 20 anos do Sincopuava.