Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Tendo em vista a realização da 1.375ª Reunião Plenária do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) em União da Vitória-PR, na sexta-feira, 27 de maio, a intensa programação das reuniões regimentais do mês ocorreram nesta quinta-feira (26), no Edifício Francisco Cleve, do Centro Universitário Vale do Iguaçu. A partir das 8 horas, as Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram seus encontros mensais para análise de processos, discussão de projetos, revisão de contas da entidade e outras pendências administrativas. 

A programação do dia foi concluída com a reunião do Conselho Diretor, constituído pelo presidente Laudelino Jochem e os vice-presidentes Everson Breda Carlin (Administração e Finanças); Michel Gulin Melhem (Desenvolvimento Profissional); Jefferson Paulo Martins (Fiscalização, Ética e Disciplina); conselheira Eva Schran de Lima, representando o vice-presidente Claudemir Matiusso (Registro); Eunice Maria Cavali Duarte (Controle Interno); e Nelinho Kukla (Desenvolvimento Regional); além do diretor superintendente Gerson Borges de Macedo. 

O grupo repercutiu positivamente o Dia D da Educação Contábil, evento que o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) promoveu em todo o país, por intermédio dos Conselhos Regionais, na última terça-feira (24). No Paraná, o Dia D da Educação Contábil foi transmitido ao vivo pela TV CRCPR, das 9 às 11 horas, promovendo um debate sobre a proposta de alteração da Resolução CNE/CES nº 10, de 16 de dezembro de 2004, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado. 

As discussões foram conduzidas pelo presidente do CRCPR, Laudelino Jochem. Participaram do debate os vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional, Michel Gulin Melhem, e Administração e Finanças, Everson Breda Carlin; o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Moacir Carlos Baggio; a doutora Editinete André da Rocha Garcia, representante da Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC, e o coordenador da Comissão de Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis do CRCPR, Cesiro Aparecido da Cunha Júnior. Saiba mais clicando aqui

Também foram abordados os projetos do CRCPR que serão lançados ou retomados em breve, como o CRCPR em sua cidade, Escola Técnica Básica e Avançada, Escola de Formação de Lideranças, Fiscalizações em Debate, Primeiros Passos, entre outros.

Reuniões de Câmaras

As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente Jefferson Paulo Martins, com o apoio do gerente da Divisão de Fiscalização, Fabrizio Guimarães. Foram realizadas as análises de 28 processos na Câmara de Fiscalização e 51 na Câmara de Ética e Disciplina. Além disto, 19 processos foram arquivados por regularização. 

No início dos trabalhos, o presidente do Sindicato dos Contabilistas de União da Vitória (Sindicounião), Márcio Rodrigo Iltchechen, realizou uma visita para convidar os conselheiros a participar da solenidade de posse da nova diretoria (2022-2023) e do jantar comemorativo do Dia do Profissional da Contabilidade (25 de abril), que acontece às 20h desta sexta-feira (27), no CTG Fronteira da Amizade.


Dentre os integrantes das câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, participaram das reuniões os conselheiros  Alberto Barbosa; Anselmo Luiz Pedrangelo; Ariane Yumi De Almeida Rocha; César Alberto Ponte Dura; Claudio Luiz Brunetto; Danilo Alves Grani; Eva Schran De Lima; Fernando Antonio Borazo Ribeiro; Francisco Savi; Gisele Martins Machioski; Jessica Harumi Dallagrana Salvá; Júlio Ricardo Morona; Lauri Helfenstein; Luiz Fernando Ferraz; Marcia Ogido Hokama; Rafael Benjamim Cargnin Filho; Rodinei Bonfadini; e Rosemere Kiyomi Hayashi. A reunião contou ainda com o suporte dos funcionários Wanderlúcio Santos Leite (Assessoria Jurídica), Celita Paltanin (Registro) e Elizandra Carvalho (Secretaria).

O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, e o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, também acompanharam parte dos trabalhos destas câmaras ao longo da manhã. 



Na reunião da Câmara de Registro, conduzida pela conselheira Eva Schran de Lima, foram votados 377 processos de Registro, sendo 182 de rito sumário e 195 de rito ordinário. 

Além disto, foram levantados os dados mensais da operação, como a emissão de 147 carteiras digitais e a realização de mais de dois mil atendimentos. 

A reunião contou com a participação do conselheiro Anselmo Luiz Pedrangelo e da gerente de Registro, Celita Paltanin.



A reunião da Câmara de Administração e Finanças, sob a coordenação do vice-presidente Everson Breda Carlin, contou com a participação dos conselheiros Rosemere Kiyomi Hayashi e Rafael Cargnin; do gerente operacional, Maurício Ostrowski Júnior, da coordenadora de Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges, do controlador interno, Rafael Amaral, e do gerente da Divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair Souza. 

No encontro, a Câmara analisou pedidos de remissão de débitos recebidos e emitiu as deliberações CAF nº 013, 014 e 015/2022. A seguir, deu conhecimento da Resolução CRCPR nº 837/2022, que altera a Política de Gestão de Riscos, e discorreu sobre a Política de Relacionamento com Terceiros. 

Outro ponto discutido foi a finalização do processo de adequação do CRCPR aos requisitos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).




A Câmara de Controle Interno trabalhou na análise e aprovação dos balancetes referentes ao mês de abril/2022 e em outras questões orçamentárias e administrativas, como análise de processos administrativos referentes a pedidos de remissões de débitos, acompanhamento de metas de indicadores, elaboração de relatórios gerenciais e abertura de crédito adicional ao orçamento do exercício de 2022. 

A reunião foi conduzida pela vice-presidente Eunice Maria Cavali Duarte, com o apoio do gerente da divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair Souza, e do controlador interno Rafael Amaral. Também estiveram presentes os conselheiros Francisco Savi e Luiz Fernando Ferraz.


Nessa tarde, também estiveram reunidos os membros da Câmara de Desenvolvimento Profissional, sob a coordenação do vice-presidente Michel Gulin Melhem, com o apoio do gerente da Divisão, Dirceu Zonatto. 

Foram analisados 31 processos de credenciamento de cursos para pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC), um credenciamento de evento, dois pedidos de pontuação por participação em comissões, nove devoluções de processos para adequações e um processo físico por justificativa de não cumprimento de pontuação no exercício de 2020. 

Participaram os conselheiros Ariane Yumi Rocha, César Alberto Ponte Dura e Rodinei Bonfadini.



A Câmara de Desenvolvimento Regional, liderada pelo vice-presidente Nelinho Kukla, com os profissionais da contabilidade Danilo Alves Grani e Jéssica Harumi Dallagrana Salvá como integrantes, discutiu o cronograma de junho para visitas a delegados representantes e entidades contábeis e a realização de Plenárias fora de Curitiba, como a que acontece na sexta-feira (27/5), em União da Vitória.



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.