As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, na quinta-feira (28), suas reuniões regimentais de setembro, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos e outras pendências administrativas.

Também na quinta, aconteceu a reunião mensal do Conselho Diretor, liderada pelo presidente Laudelino Jochem, os vice-presidentes Everson Breda Carlin (Administração e Finanças), Michel Melhem (Desenvolvimento Profissional), Jefferson Paulo Martins (Fiscalização, Ética e Disciplina), Claudemir Matiusso (Registro), Nelinho Kukla (Desenvolvimento Regional) e Luiz Fernando Ferraz (representando a vice-presidente de Controle Interno), Eunice Maria Cavali Duarte). Participaram também o diretor superintente, Gerson Borges de Macedo, as conselheiras Gisele Machioski, Ariane Yumi de Almeida Rocha e Márcia Ogido Hokama, e o conselheiro Rodinei Bonfadini.

Foram discutidas a Resolução de homenagem a profissionais com 50 anos de atividade contábil e a proposta orçamentária do exercício de 2024. Além disto, foi aprovada a escolha da nova delegada representante do CRCPR, em Santo Antônio da Platina, a contadora Michelle Stephany de Lima Mello.

Câmaras

As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente Jefferson Paulo Martins. Os trabalhos tiveram a participação do presidente Laudelino Jochem, e do vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin. Os conselheiros analisaram 25 processos na Câmara de Ética e Disciplina e 11 na Câmara de Fiscalização, além de arquivarem 24 processos, devidamente regularizados.

Participaram os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Ariane Yumi de Almeida Rocha, Carlos Augusto Bittencourt, César Alberto Ponte Dura, Cláudio Luiz Brunetto, Danilo Alves Grani, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Francisco Savi, Gisele Martins Machioski, Indiara Barbosa, Jefferson Jose Marquezan, Julio Ricardo Morona, Luiz Fernando Ferraz, Marcia Ogido Hokama, Narciso Dóro Júnior,  Rafael Benjamin Cargnin Filho e Rodinei Bonfadini; além do gerente de Fiscalização Fabrizio Guimarães.

A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pelo vice-presidente Claudemir Matiusso e contou com a participação da gerente de Registro e Atendimento, Celita Paltanin, e dos conselheiros Anselmo Luiz Pedrangelo e Jefferson José Marquezan.

Foram apreciados 436 ritos processuais, sendo 180 de rito sumário e 256 de rito ordinário. Além disto, foram discutidos o envio de notificações de lançamento de cobrança da anuidade de 2023, a realização de palestras do Programa Contador do Amanhã, a finalização do planejamento de projetos da divisão para o próximo ano e a Minuta da Alteração da Resolução CFC 1555/2018.

A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Everson Breda Carlin e contou com a participação do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, do conselheiro Rafael Cargnin Filho, e dos coordenadores da Divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair de Souza, e Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges.

Foram discutidos os projetos em andamento e orçamento, bem como as atividades da Comissão de Governança, Riscos, Compliance e LGPD. O vice-presidente Everson Carlin informou que a versão preliminar da proposta orçamentária do CRCPR para o exercício 2024 já foi finalizada e será submetida à aprovação do Conselho Diretor. Recentemente, a Comissão reuniu-se em reunião extraordinária para discutir mapeamento de processos, Plano de Comunicação da LGPD, Gestão de Riscos e Plano de Desenvolvimento de Líderes.

A Câmara de Desenvolvimento Profissional e a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) reuniram-se sob a coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto. Participaram os conselheiros Ariane Yumi  de Almeida Rocha, João Maria da Silva de Lima, Cesar Alberto Ponte Dura e Rodinei Bonfadini.

Na Comissão, foram analisados processos de participação na 20ª Convenção Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (CONESCAP) e homologadas atividades para pontuação no PEPC: 22 cursos, 14 pós-graduação, dois eventos, duas atividades de docência e uma produção intelectual.

A Câmara de Controle Interno, que trabalha com questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida pelo conselheiro Luiz Fernando Ferraz (representando a vice-presidente, Eunice Maria Cavali Duarte), com a participação também do conselheiro Francisco Savi e apoio dos funcionários Valdair de Souza e Rafael Amaral.

Foram aprovados os balancetes do mês de agosto. Também foram analisados dois processos do setor de Desenvolvimento Profissional, quanto a existência de dotação orçamentária-financeira para execução dos eventos.

Além disto, a equipe acompanhou os indicadores (SGI) referentes ao segundo quadrimestre de 2023.

A reunião da Câmara de Desenvolvimento Regional foi conduzida pelo vice-presidente Nelinho Kukla, com a presença dos conselheiros Danilo Alves Grani e Carlos Augusto Bittencourt Gomes.

O vice-presidente Nelinho Kukla enfatizou a importância da penúltima rota do CRCPR em sua Região realizada nas cidades de Realeza, Francisco Beltrão, Planalto, Pranchita, Dois Vizinhos e Laranjeiras do Sul, destacando o significativo envolvimento dos contadores nessas localidades. Na sequência, os membros da Câmara debateram a logística e a organização da última etapa anual do programa, agendada para 10 de outubro, em Foz do Iguaçu

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.