As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, nessa quinta-feira (29), suas reuniões regimentais, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos, revisão de contas da entidade e outras pendências administrativas.

Também nessa quinta, às 15h, aconteceu a reunião mensal do Conselho Diretor, com a participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, dos vice-presidentes Everson Breda Carlin (Administração e Finanças), Narciso Dóro Junior (Relações Sociais) e Claudemir Matiusso (Registro), Michel Melhem (Desenvolvimento Profissional) e Nelinho Kukla (Desenvolvimento Regional). O conselheiro Luiz Fernando Ferraz representou a vice-presidente de Controle Interno, Eunice Maria Cavali Duarte, e o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Jefferson Paulo Martins. Também esteve presente o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo.

Câmaras

As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram com o apoio do gerente da Divisão de Fiscalização, Fabrizio Guimarães, e sob a coordenação dos conselheiros Lauri Helfenstein (Câmara de Fiscalização) e Luiz Fernando Ferraz (Câmara de Ética e Disciplina), que representaram o vice-presidente de Fiscalização, Jefferson Paulo Martins, em sua ausência. Os conselheiros procederam análises de 14 processos na Câmara de Fiscalização; 12 na Câmara de Ética e Disciplina e arquivaram 14 processos, por terem sido devidamente regularizados. Foram discutidos temas relativos à  progressão de pena ética; aplicação de multas em casos de reincidência; possibilidade de aumento de penalidade a infratores primários; apenamento ético para profissional não registrado; e adequação de fundamentações incluídas nos pareceres dos processos.

Participaram dessas reuniões os conselheiros Alberto Barbosa; Anselmo Luiz Pedrangelo; Ariane Yumi de Almeida Rocha; César Alberto Ponte Dura; Cláudio Luiz Brunetto; Danilo Alves Grani; Fernando Antonio Borazo Ribeiro; Francisco Savi; Gisele Martins Machioski; Daniella Novak; Lauri Helfenstein; Luiz Fernando Ferraz; Marcia Ogido Hokama; Narciso Dóro Junior; Rafael Benjamin Cargnin Filho, Rodinei Bonfadini, além do assessor jurídico do CRCPR, Wanderlucio Leite.

A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pelo vice-presidente Claudemir Matiusso e contou com a participação do conselheiro Anselmo Luiz Pedrangelo e da gerente de atendimento Celita Paltanin. Foram apreciados 316 ritos processuais, sendo 153 de rito sumário e 163 de rito ordinário. Também foram abordados os números atuais da área, que contou neste mês com 107 novos profissionais, 43 restabelecimentos de registro, 22 baixas, 140 emissões de Carteiras digitais, 46 registros de organizações contábeis e 52 alterações contratuais de organizações contábeis.

A reunião da Câmara de Administração e Finanças, sob a coordenação do vice-presidente Everson Breda Carlin, contou com a participação do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, do conselheiro Rafael Benjamin Cargnin Filho, do coordenador de Divisão Financeira, Contábil e RH Valdair de Souza e da coordenadora de Governança, Riscos, Compliance e Qualidade Jeruza Moura Burges. A pauta foi a análise da versão preliminar do Plano de Trabalho para 2023.

A Câmara de Desenvolvimento Profissional e a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC/CRCPR) reuniram-se sob a coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional Michel Melhem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto e a participação dos conselheiros Ariane Yumi  de Almeida Rocha, Cesar Alberto Ponte Dura, João Maria da Silva de Lima e Rodinei Bonfadini. Foram analisados três processos de justificativa da pontuação do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC-CFC) e homologados 36 cursos, duas orientações de banca, uma pós-graduação e um evento foi credenciado.

O vice-presidente Nelinho Kukla e o conselheiro Danilo Alves Grani reuniram-se para discutir assuntos da Câmara de Desenvolvimento Regional e fazer um balanço das 15 cidades já visitadas no âmbito do projeto CRCPR em Sua Região, identificando pontos de melhoria e aprimoramento. Os integrantes detalharam as visitas realizadas durante este mês nas cidades de Cascavel, Marechal Cândido Rondon, Toledo e Medianeira, que, produtivas, proporcionaram uma aproximação do CRCPR com a classe contábil do estado. Discutiram também a evolução do projeto, as cidades que serão visitadas no mês de outubro e o planejamento para 2023.

A Câmara de Controle Interno, que trabalha em questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida pelo conselheiro Luiz Fernando Ferraz, representando a vice-presidente da pasta, a conselheira Eunice Maria Cavali Duarte, com a participação do conselheiro Francisco Savi e dos funcionários Rafael Amaral e Valdair de Souza. Foram aprovados os balancetes do mês de agosto e analisados os procedimentos de acompanhamento, suporte e apoio às atividades-fim do CRCPR; o planejamento de contratação e relatórios de conformidade em processos de licitação. Na reunião, foi verificada a versão preliminar do Plano de Trabalho para 2023.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.