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As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, nessa quinta-feira (27), suas reuniões regimentais, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos, revisão de contas da entidade e outras pendências administrativas.  

Também na quinta, às 15h, aconteceu a reunião mensal do Conselho Diretor, com participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, dos vice-presidentes Everson Breda Carlin (Administração e Finanças), Narciso Dóro Junior (Relações Sociais), Claudemir Matiusso (Registro), Michel Melhem (Desenvolvimento Profissional), Eunice Maria Cavali Duarte (Controle Interno) e Jefferson Paulo Martins (Fiscalização, Ética e Disciplina). Também estiveram presentes Danilo Alves Grani (representando o VP de Desenvolvimento Regional, Nelinho Kukla) e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo. 

Foram abordados a proposta orçamentária e o Plano de Trabalho para 2023, os termos de Condições de Uso e de Compartilhamento de Dados sob Confidencialidade com Pessoa Jurídica, as políticas de Armazenamento de Dados, Documentos e Arquivos (PADDA), de Controle de Acesso Lógico, de Notificação de Incidentes de Segurança com Dados Pessoais, de Privacidade em Eventos e de Proteção de Dados Pessoais.



Câmaras



As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente Jefferson Paulo Martins, com o apoio do gerente da Divisão de Fiscalização, Fabrizio Guimarães. Os conselheiros procederam análises de 10 processos na Câmara de Fiscalização e 23 na Câmara de Ética e Disciplina, além de arquivarem 26 processos, devidamente regularizados. Foram discutidos temas relativos à progressão de pena ética, aplicação de multas em casos de reincidência, possibilidade de aumento de penalidade a infratores primários, apenamento ético para profissional não registrado e adequação de fundamentações incluídas nos pareceres dos processos.  

Participaram dessas reuniões os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Ariane Yumi de Almeida Rocha, César Alberto Ponte Dura, Cláudio Luiz Brunetto, Danilo Alves Grani, Eva Schran de Lima, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Francisco Savi, Daniella Novak, Lauri Helfenstein, Luiz Fernando Ferraz, Marcia Ogido Hokama, Narciso Dóro Junior, Rafael Benjamin Cargnin Filho, Rosemere Kiyomi Hayashi, Rodinei Bonfadini, Carlos Augusto Bitencourt Gomes, além do assessor jurídico do CRCPR, Wanderlúcio Leite.



A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pelo vice-presidente Claudemir Matiusso e contou com a participação da gerente de atendimento Celita Paltanin e dos conselheiros Eva Schran de Lima e Anselmo Luiz Pedrangelo. Foram apreciados 275 ritos processuais, sendo 134 de rito sumário e 141 de rito ordinário. Também foi lembrado que o CRCPR recebeu e, via e-mail, solicitou a retirada de 320 novas carteiras de registro profissional, além de ter enviado, aos delegados representantes das regiões, ofício circular encaminhando as respectivas carteiras físicas e comprovante de entrega, que deve ser devolvido para fins de comprovação de recebimento.

Além disso, a Divisão de Registro realizou comunicação destinada aos profissionais da contabilidade, relembrando-lhes sobre a necessidade de atualização de cadastro, da quitação de débito da anuidade de 2022 (6672 profissionais) e da dívida de multa eleitoral de 2021 (2778 profissionais); foram contatadas 590 organizações contábeis devedoras da anuidade de 2022. 



A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Everson Breda Carlin e contou com a participação do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, dos conselheiros Rosemere Hayashi e Rafael Benjamin Cargnin Filho, do coordenador de Divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair de Souza, e da coordenadora de Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges.

Foram realizados os processos de remissão e análise do orçamento 2023, aprovado o PAC, analisados o atendimento às novas demandas do CFC com relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aprovados a 8ª revisão da Carta de Serviços do CRCPR,  os termos de Condições de Uso e de Compartilhamento de Dados sob Confidencialidade com Pessoa Jurídica, as políticas de Armazenamento de Dados, Documentos e Arquivos (PADDA), de Controle de Acesso Lógico, de Notificação de Incidentes de Segurança com Dados Pessoais, de Privacidade em Eventos e de Proteção de Dados Pessoais. Ainda foram homologados os planos de comunicação referente à LGPD e de Treinamento e Desenvolvimento de Proteção de Dados.



A Câmara de Desenvolvimento Profissional e a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) reuniram-se sob a coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto e a participação dos conselheiros Ariane Yumi  de Almeida Rocha, Cesar Alberto Ponte Dura, João Maria da Silva de Lima, Rene Miguel Reque Filho e Rodinei Bonfadini. Foram analisados processos de recurso pelo não cumprimento da pontuação do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC-CFC) e homologadas nove pós-graduações e três atividades de produção intelectual. Também foram credenciados 27 cursos e três eventos.

Na CEPC, foram analisados dois processos de profissionais da contabilidade solicitando apoio financeiro para participação em eventos.



Na Câmara de Desenvolvimento Regional, com o pedido de licença da conselheira Jéssica Dallagrana Salvá, assume seu suplente, Carlos Augusto Bittencourt Gomes, que se reuniu nesta quinta-feira com o conselheiro Danilo Alves Grani, já integrante, para discutir assuntos da Câmara de Desenvolvimento Regional. Os conselheiros fizeram um balanço do projeto "CRCPR em Sua Região" que, neste mês, passou pelas cidades de Palmas, Pato Branco, União da Vitória e Araucária e planejaram as próximas apresentações do programa, que deve encerrar o ano realizando, no mês de novembro, na cidade de Guarapuava, a 20ª visita de 2022. Além disso, foi abordada uma pesquisa de opinião a ser realizada nas delegacias regionais do CRCPR.



A Câmara de Controle Interno, que trabalha em questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida pela vice-presidente Eunice Maria Cavali Duarte, com a participação dos conselheiros Francisco Savi e Luiz Fernando Ferraz e dos funcionários Rafael Amaral e Valdair de Souza. Foram aprovados os balancetes do mês de setembro e analisados os procedimentos de acompanhamento, suporte e apoio às atividades-fim do CRCPR, a solicitação de abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do exercício de 2022, um pedido de remissão de débitos, dois processos do setor de Desenvolvimento Profissional quanto à existência de dotação orçamentária-financeira para execução dos eventos e o planejamento da proposta orçamentária do CRCPR referente ao ano de 2023. Além disso, foram avaliadas a auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU), que deveria ser entregue até o dia 21 de outubro e foi entregue antecipadamente pelo CRCPR no dia 18, e a auditoria do CFC – Requisição de Documentos e Informações (RDI), que deverá ser entregue até o dia 11 de novembro.




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