Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, nessa quinta-feira (27), suas reuniões regimentais, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos, revisão de contas da entidade e outras pendências administrativas.

Também na quinta, às 15h, aconteceu a reunião mensal do Conselho Diretor, com participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, dos vice-presidentes Everson Breda Carlin (Administração e Finanças), Narciso Dóro Junior (Relações Sociais), Claudemir Matiusso (Registro), Michel Melhem (Desenvolvimento Profissional), Eunice Maria Cavali Duarte (Controle Interno) e Jefferson Paulo Martins (Fiscalização, Ética e Disciplina). Também estiveram presentes Danilo Alves Grani (representando o VP de Desenvolvimento Regional, Nelinho Kukla) e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo.

Foram abordados a proposta orçamentária e o Plano de Trabalho para 2023, os termos de Condições de Uso e de Compartilhamento de Dados sob Confidencialidade com Pessoa Jurídica, as políticas de Armazenamento de Dados, Documentos e Arquivos (PADDA), de Controle de Acesso Lógico, de Notificação de Incidentes de Segurança com Dados Pessoais, de Privacidade em Eventos e de Proteção de Dados Pessoais.

Câmaras

As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente Jefferson Paulo Martins, com o apoio do gerente da Divisão de Fiscalização, Fabrizio Guimarães. Os conselheiros procederam análises de 10 processos na Câmara de Fiscalização e 23 na Câmara de Ética e Disciplina, além de arquivarem 26 processos, devidamente regularizados. Foram discutidos temas relativos à progressão de pena ética, aplicação de multas em casos de reincidência, possibilidade de aumento de penalidade a infratores primários, apenamento ético para profissional não registrado e adequação de fundamentações incluídas nos pareceres dos processos.

Participaram dessas reuniões os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Ariane Yumi de Almeida Rocha, César Alberto Ponte Dura, Cláudio Luiz Brunetto, Danilo Alves Grani, Eva Schran de Lima, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Francisco Savi, Daniella Novak, Lauri Helfenstein, Luiz Fernando Ferraz, Marcia Ogido Hokama, Narciso Dóro Junior, Rafael Benjamin Cargnin Filho, Rosemere Kiyomi Hayashi, Rodinei Bonfadini, Carlos Augusto Bitencourt Gomes, além do assessor jurídico do CRCPR, Wanderlúcio Leite.

A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pelo vice-presidente Claudemir Matiusso e contou com a participação da gerente de atendimento Celita Paltanin e dos conselheiros Eva Schran de Lima e Anselmo Luiz Pedrangelo. Foram apreciados 275 ritos processuais, sendo 134 de rito sumário e 141 de rito ordinário. Também foi lembrado que o CRCPR recebeu e, via e-mail, solicitou a retirada de 320 novas carteiras de registro profissional, além de ter enviado, aos delegados representantes das regiões, ofício circular encaminhando as respectivas carteiras físicas e comprovante de entrega, que deve ser devolvido para fins de comprovação de recebimento.

Além disso, a Divisão de Registro realizou comunicação destinada aos profissionais da contabilidade, relembrando-lhes sobre a necessidade de atualização de cadastro, da quitação de débito da anuidade de 2022 (6672 profissionais) e da dívida de multa eleitoral de 2021 (2778 profissionais); foram contatadas 590 organizações contábeis devedoras da anuidade de 2022.

A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Everson Breda Carlin e contou com a participação do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, dos conselheiros Rosemere Hayashi e Rafael Benjamin Cargnin Filho, do coordenador de Divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair de Souza, e da coordenadora de Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges.

Foram realizados os processos de remissão e análise do orçamento 2023, aprovado o PAC, analisados o atendimento às novas demandas do CFC com relação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aprovados a 8ª revisão da Carta de Serviços do CRCPR,  os termos de Condições de Uso e de Compartilhamento de Dados sob Confidencialidade com Pessoa Jurídica, as políticas de Armazenamento de Dados, Documentos e Arquivos (PADDA), de Controle de Acesso Lógico, de Notificação de Incidentes de Segurança com Dados Pessoais, de Privacidade em Eventos e de Proteção de Dados Pessoais. Ainda foram homologados os planos de comunicação referente à LGPD e de Treinamento e Desenvolvimento de Proteção de Dados.