Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, na quinta-feira (26), suas reuniões regimentais de outubro, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos e outras pendências administrativas. 



Também na quinta, aconteceu a reunião mensal do Conselho Diretor, liderada pelo presidente Laudelino Jochem, os vice-presidentes Everson Breda Carlin (Administração e Finanças), Michel Melhem (Desenvolvimento Profissional), Jefferson Paulo Martins (Fiscalização, Ética e Disciplina), Eunice Maria Cavali Duarte (Controle Interno), Narciso Dóro Júnior (Relações Sociais) e ainda os conselheiros Anselmo Luiz Pedrangelo (representando a área de Registro) e Danilo Alves Grani (representando a área de Desenvolvimento Regional). Participaram também os conselheiros Ariane Yumi de Almeida Rocha e Cláudio Luiz Brunetto, e o diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo. 


Foram aprovados o Plano Anual de Contratações do CRCPR para o exercício de 2024, bem como a proposta orçamentária do CRCPR e Plano de Trabalho para o próximo exercício. 

Na foto ao lado, a partir da esquerda, em sentido horário: Jefferson Paulo Martins, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina; Gerson Borges de Macedo, diretor superintendente; Anselmo Pedrangelo, vice-presidente em exercício de Registro; Everson Breda Carlin, vice-presidente de Administração e Finanças; Laudelino Jochem, presidente, Cláudio Luiz Brunetto, coordenador da Comissão CRCPR Rural; Ariane Yumi, coordenadora geral das Comissões Temáticas; Michel Melhem, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional; Eunice Maria Cavali Duarte, vice-presidente de Controle Interno; Danilo Grani, vice-presidente em exercício de Desenvolvimento Regional; além de Narciso D'óro Júnior, vice-presidente de Relações Sociais.



Câmaras



As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente Jefferson Paulo Martins. Os trabalhos tiveram a participação do presidente Laudelino Jochem. Os conselheiros analisaram 31 processos na Câmara de Ética e Disciplina e 15 na Câmara de Fiscalização, além de arquivarem 21 processos, devidamente regularizados.

Participaram os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Ariane Yumi de Almeida Rocha, Carlos Augusto Bittencourt, César Alberto Ponte Dura, Cláudio Luiz Brunetto, Danilo Alves Grani, Gisele Martins Machioski, Indiara Barbosa, Julio Ricardo Morona, Luiz Fernando Ferraz, Marcia Ogido Hokama, Narciso Dóro Júnior,  Rafael Benjamin Cargnin Filho e Rodinei Bonfadini; além do gerente de Fiscalização Fabrizio Guimarães.

A reunião teve a participação especial do coordenador e alunos do 1º ao 4º ano do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), no âmbito da semana acadêmica da instituição.



A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pelo vice-presidente Claudemir Matiusso e contou com a participação da gerente de Registro e Atendimento, Celita Paltanin, e do conselheiro Anselmo Luiz Pedrangelo.

Foram apreciados 257 ritos processuais, sendo 119 de rito sumário e 138 de rito ordinário. Além disto, foi discutida a realização de palestras do Programa Contador do Amanhã em diversas cidades do estado, como Ampére, Guarapuava, Curitiba e São José dos Pinhais.



A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Everson Breda Carlin e contou com a participação do diretor superintendente Gerson Borges de Macedo, do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, dos conselheiros Rafael Cargnin Filho e Rosemere Kiyomi Hayashi, e da coordenadora da Divisão Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges.

Foram discutidos os projetos em andamento, o Plano Anual de Contratações do CRCPR para o exercício de 2024, bem como a proposta orçamentária do CRCPR e Plano de Trabalho para o próximo ano. Outro assunto tratado, foram as atividades desenvolvidos pela Comissão de Governança, Riscos, Compliance e LGPD.



A Câmara de Desenvolvimento Profissional e a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) reuniram-se sob a coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto. Participaram os conselheiros Ariane Yumi  de Almeida Rocha, Cesar Alberto Ponte Dura e Rodinei Bonfadini. 

Na Comissão, foram homologadas atividades para pontuação no PEPC: 45  cursos, 11 pós-graduação, dois eventos, duas de produção intelectual, e analisada uma justificativa de não atingimento da pontuação do PEPC. 




A Câmara de Controle Interno, que trabalha com questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida pela vice-presidente, Eunice Maria Cavali Duarte, com a participação do conselheiro Luiz Fernando Ferraz e apoio do funcionário de Controle Interno, Rafael Amaral. 

Foram aprovados os balancetes do mês de setembro. Também foram analisados o remanejamento de dotações no orçamento vigente e o planejamento da proposta orçamentária do CRCPR referente ao ano de 2024,

Além disto, a equipe acompanhou os indicadores (SGI) referentes a 2023. 




A reunião da Câmara de Desenvolvimento Regional foi conduzida pelo conselheiros Danilo Alves Grani (representando o vice-presidente Nelinho Kukla) e contou com a participação do conselheiro Carlos Augusto Bittencourt Gomes.

O conselheiro enfatizou a última visita deste ano do programa “CRCPR Em Sua Região”, que ocorreu na cidade de Foz do Iguaçu, e que completou o rol de 46 cidades visitadas pelo Programa.