As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, nessa quinta-feira (24), suas reuniões regimentais, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos, revisão de contas da entidade e outras pendências administrativas.

Também na quinta, às 13h45, aconteceu a reunião mensal do Conselho Diretor, com participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, e dos vice-presidentes Everson Breda Carlin (Administração e Finanças), Narciso Dóro Junior (Relações Sociais), Claudemir Matiusso (Registro), Michel Melhem (Desenvolvimento Profissional), Eunice Maria Cavali Duarte (Controle Interno), Jefferson Paulo Martins (Fiscalização, Ética e Disciplina) e o conselheiro Danilo Grani, como vice-presidente em exercício, suprindo a ausência do conselheiro Nelinho Kukla (Desenvolvimento Regional). Também esteve presente o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo.

Câmaras

As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente Jefferson Paulo Martins, com o apoio do gerente e da funcionária da Divisão de Fiscalização, Fabrizio Guimarães e Neila Pavelski, e do coordenador da Assessoria Jurídica, Wanderlúcio Leite. Os conselheiros procederam análises de 18 processos na Câmara de Fiscalização e 21 na Câmara de Ética e Disciplina, além de arquivarem 12 processos, devidamente regularizados. Foram discutidos temas relativos à progressão de pena ética, aplicação de multas em casos de reincidência, possibilidade de aumento de penalidade a infratores primários, apenamento ético para profissional não registrado e adequação de fundamentações incluídas nos pareceres dos processos.

Participaram dessas reuniões os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Ariane Yumi de Almeida Rocha, Carlos Augusto Bittencourt Gomes, César Alberto Ponte Dura, Cláudio Luiz Brunetto, Daniella Novak, Danilo Alves Grani, Eva Schran de Lima, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Francisco Savi, Gisele Martins Machioski, Luiz Fernando Ferraz, Marcia Ogido Hokama, Narciso Dóro Junior, Rosemere Kiyomi Hayashi, Rodinei Bonfadin, além do assessor jurídico do CRCPR, Wanderlúcio Leite.

A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pelo vice-presidente Claudemir Matiusso e contou com a participação da gerente de atendimento, Celita Paltanin, e dos conselheiros Eva Schran de Lima e Anselmo Luiz Pedrangelo. Foram apreciados 309 ritos processuais, sendo 152 de rito sumário e 157 de rito ordinário. Além disso, a Divisão de Registro discutiu os resultados da última edição do Exame de Suficiência, que teve 626 aprovados no Paraná, com um percentual de aprovação de 24,26%.

A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Everson Breda Carlin e contou com a participação do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, da conselheira Rosemere Hayashi, do coordenador de Divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair de Souza, e da coordenadora de Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges. Na ocasião, foram tratados assuntos como o Concurso Público CRCPR de 2022, processo de remissão e atualização de assuntos da Comissão de Governança, Riscos, Compliance e LGPD.

A Câmara de Desenvolvimento Profissional e a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) reuniram-se sob a coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto e a participação dos conselheiros Ariane Yumi  de Almeida Rocha, Cesar Alberto Ponte Dura, João Maria da Silva de Lima, Rene Miguel Reque Filho e Rodinei Bonfadini. Foram analisados processos de recurso pelo não cumprimento da pontuação do Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC-CFC) e homologadas quatro pós-graduações, duas atividades de produção intelectual, cinco de docência, quatro de orientação e banca. Também foram credenciados 30 cursos. Na CEPC, foi analisado um processo solicitando apoio financeiro para evento.

A Câmara de Desenvolvimento Regional foi conduzida pelos conselheiros Danilo Alves Grani e Carlos Augusto Bittencourt Gomes. Os conselheiros fizeram um balanço do projeto "CRCPR em Sua Região" que, neste mês, encerrou as atividades do ano em sua 20ª cidade, Guarapuava, e discutiram o planejamento para a continuidade em 2023 do programa de sucesso.

A Câmara de Controle Interno, que trabalha em questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida por sua vice-presidente, Eunice Maria Cavali Duarte, com a participação dos conselheiros Francisco Savi e Luiz Fernando Ferraz e dos funcionários Rafael Amaral e Valdair de Souza. Foram aprovados os balancetes do mês de outubro e analisados os procedimentos de acompanhamento, suporte e apoio às atividades-fim do CRCPR, um pedido de remissão de débitos e um processo do setor de Desenvolvimento Profissional quanto à existência de dotação orçamentária-financeira para execução de evento. Além disso, foi avaliada a Requisição de Documentos e Informações (RDI) para a Auditoria Interna do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que incluía Estrutura Legal e Normas; Execução da Receita e Financeiro; Execução da Despesa; Licitações e Contratos; Bens Patrimoniais; indicadores do Plano de Trabalho e orçamento; Gestão de Pessoal; Governança; Fiscalização; Registro; e Educação Continuada.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.