As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, no dia 25 de outubro, as reuniões regimentais mensais, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos e outras pendências administrativas.

Também na quinta-feira, aconteceu a reunião mensal do Conselho Diretor, liderada pelo presidente Everson Breda Carlin, com os vice-presidentes Jefferson Paulo Martins (Administração e Finanças); Michel Melhem (Fiscalização, Ética e Disciplina); Laudelino Jochem (Desenvolvimento Profissional); Claudio Luiz Brunetto (Controle Interno); Ariane Yumi de Almeida Rocha (Registro); Eva Schran de Lima (Relações Sociais); e Danilo Alves Grani (Desenvolvimento Regional); bem como com a participação do diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, do conselheiro Rafael Cargnin, e do coordenador da Comissão CRCPR Terceiro Setor e ex-presidente do CRCPR, Nelson Zafra.

No encontro, foram discutidas recomendações do Ministério Público do Trabalho e o projeto de lei que propõe a extinção do cargo de vogal das Juntas Comerciais. Além disso, o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Jefferson Paulo Martins, apresentou, a versão final da proposta orçamentária da entidade para 2025.

Câmaras

As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente Michel Melhem. Os conselheiros analisaram 38 processos na Câmara de Ética e Disciplina e seis na Câmara de Fiscalização, além de arquivarem 16 processos, devidamente regularizados. Encontros contaram também com o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin.

Participaram os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Carolina Araujo dos Santos Feijó, Cesar Alberto Ponte Dura, Eunice Maria Cavali Duarte, Eva Schran de Lima, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Gisele Martins Machioski, Glicério Rampazzo, Julio Ricardo Morona, Lauri Helfenstein, Luiz Fernando Ferraz, Marcia Ogido Hokama, Nelinho Kukla, Rafael Benjamim Cargnin, Rodinei Bonfadini e Rosemere Kiyomi Hayashi.

A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pela vice-presidente Ariane Yumi de Almeida Rocha e contou com a participação dos conselheiros Nelinho Kukla e Rosemere Kiyomi Hayashi, assim como da gerente de Registro e Relacionamento, Celita Paltanin.

Foram apreciados 339 ritos processuais. Foram avaliados ainda os números de atendimentos, registros de profissionais e organizações contábeis, e participações da vice-presidente em entidades e eventos no mês de outubro.

Outro assunto abordado foi o Mês do Mutirão de Negociação Administrativa, que acontecerá em novembro, e o andamento do programa Meu Futuro Carreira.

A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Jefferson Paulo Martins e contou com a participação dos conselheiros Anselmo Luiz Pedrangelo e Rodinei Bonfadini, do gerente da Divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair de Souza, e da secretária Elizandra Carvalho.

Foram discutidos relatórios contábeis e financeiros, os processos relacionados às recentes contratações e os procedimentos renovados, bem como as atividades desenvolvidas pela Comissão de Governança, Riscos, Compliance e LGPD. Falaram ainda sobre a proposta orçamentária do CRCPR para o exercício 2025, a ser aprovada na reunião Plenária deste mês.

A Câmara de Desenvolvimento Profissional reuniu-se sob a coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto. Participaram ainda os conselheiros Cesar Alberto Ponte Dura, Gisele Martins Machioski e Rafael Benjamim Cargnin Filho.

Foram discutidos dois processos referentes a eventos que serão realizados em novembro. Na sequência, a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) analisou a homologação de 68 atividades para pontuação no EPC, entre cursos, eventos, pós graduações, orientações/bancas e produções intelectuais.

A Câmara de Controle Interno, que trabalha com questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida pelo vice-presidente Claudio Luiz Brunetto, com a participação dos conselheios  Luiz Fernando Ferraz e Eunice Maria Cavali Duarte, e apoio do gerente da Divisão Financeira, Contábil e RH,Valdair de Souza.

Foram aprovados os balancetes do mês de setembro e analisados os processos da Cãmara de Desenvolvimento Profissional. Além disto, a Câmara avaliou a Resolução CFC nº 1.739/24, que institui o Mês do Mutirão de Negociação Administrativa e sua respectiva implementação no CRCPR, assim como a proposta orçamentária do Conselho referente ao ano de 2025.

A Câmara de Desenvolvimento Regional reuniu-se com a presença do vice-presidente Danilo Alves Grani, e dos conselheiros integrantes da câmara Glicério Rampazzo e Lauri Helfenstein. A conselheira Marcia Ogido Hokama também participou do encontro.

Os participantes conversaram sobre a reunião online mensal com os delegados representantes, que contou com orientações da vice-presidente de Registro, Ariane Yumi de Almeida Rocha. Durante a reunião, foi anunciada uma novidade no serviço do CRCPR: a implementação de mudanças na plataforma de atendimento pelo WhatsApp, permitindo que os delegados representantes tenham seus atendimentos redirecionados diretamente ao Setor de Registro, sem a necessidade de navegação pelos menus de atendimento, otimizando assim o processo e melhorando a eficiência. No encontro, também foi discutida o encontro presencial dos delegados representantes da região norte do estado, que aconteceu no dia 22 de outubro, na cidade de Londrina. A reunião foi encerrada com reconhecimento da importância desses encontros tanto online quanto presenciais para o fortalecimento da comunidade contábil no Paraná, permitindo uma melhor representatividade e atuação do conselho em todo o estado.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.