Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, nessa quinta-feira (24), suas reuniões regimentais, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos, revisão de contas da entidade e outras pendências administrativas. 

Também na quinta, às 14h30, aconteceu a reunião mensal do Conselho Diretor, com participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, e dos vice-presidentes Everson Breda Carlin (Administração e Finanças), Narciso Dóro Junior (Relações Sociais), Michel Melhem (Desenvolvimento Profissional), Eunice Maria Cavali Duarte (Controle Interno), Jefferson Paulo Martins (Fiscalização, Ética e Disciplina), Nelinho Kukla (Desenvolvimento Regional) e a conselheira Eva Schran (representando o vice-presidente de Registro, Claudemir Matiusso). Também esteve presente o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo. 



Câmaras



As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente, Jefferson Paulo Martins, e do presidente Laudelino Jochem. As reuniões tiveram o apoio do gerente e da funcionária da Divisão de Fiscalização, respectivamente, Fabrizio Guimarães e Neila Pavelski, e o assessor jurídico, foi o Jeferson Luiz Lucaski. Os conselheiros procederam análises de 18 processos na Câmara de Fiscalização e 19 na Câmara de Ética e Disciplina, além de arquivarem 21 processos, devidamente regularizados. Foram discutidos temas relativos aos processos e apenamento ético para profissional não registrado e adequação de fundamentações incluídas nos pareceres dos processos.  

Participaram dessas reuniões os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Ariane Yumi de Almeida Rocha, Carlos Augusto Bittencourt Gomes, César Alberto Ponte Dura, Cláudio Luiz Brunetto, Daniella Novak, Danilo Alves Grani, Eva Schran de Lima, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Francisco Savi, Gisele Martins Machioski, Luiz Fernando Ferraz, Lauri Helfenstein, Marcia Ogido Hokama, Rafael Benjamin Cargnin Filho, Rosemere Kiyomi Hayashi e Rodinei Bonfadin.



A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pela vice-presidente em exercício, Eva Schran, que representou o vice-presidente Claudemir Matiusso, e contou com a participação da gerente de atendimento, Celita Paltanin, e do conselheiro Anselmo Luiz Pedrangelo.  Foram apreciados 372 ritos processuais, sendo 252 de rito sumário e 120 de rito ordinário. Dessa vez, foi discutida também a retrospectiva de atividades do ano de 2022, na qual o Paraná destacou-se como o 5º maior estado em número de profissionais da contabilidade com registro ativo, 34.279, um aumento de 1,8% em relação ao ano anterior, e com 5.551 organizações contábeis ativas, um acréscimo de 5% com relação a 2021.



A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Everson Breda Carlin e contou com a participação do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, dos conselheiros Rosemere Hayashi e Rafael Benjamin Cargnin Filho, do coordenador de Divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair de Souza, e da coordenadora de Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges. Na ocasião, foram tratados assuntos como processo de remissão e atualização de assuntos da Comissão de Governança, Riscos, Compliance e LGPD.



A Câmara de Desenvolvimento Profissional e a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) reuniram-se sob a coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto e a participação dos conselheiros Ariane Yumi  de Almeida Rocha, Cesar Alberto Ponte Dura e Rodinei Bonfadini. Foram homologadas 24 atividades de pós-graduações e credenciados 17 cursos. 



A Câmara de Desenvolvimento Regional foi conduzida pelo vice-presidente Nelinho Kukla com a presença do conselheiro Danilo Alves Grani. Os integrantes fizeram um balanço das atividades de 2022, com resumo estatístico do ano, análise do projeto "CRCPR em Sua Região", que visitou 20 cidades neste ano e o planejamento para a continuidade em 2023, visitando as 26 delegacias faltantes. Também foram discutidas visitas para seis universidades e palestra para mais de 500 profissionais. 



A Câmara de Controle Interno, que trabalha em questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida por sua vice-presidente, Eunice Maria Cavali Duarte, com a participação dos conselheiros Francisco Savi e Luiz Fernando Ferraz e dos funcionários Rafael Amaral e Valdair de Souza. 

Foram aprovados os balancetes do mês de novembro, analisados os procedimentos de acompanhamento, suporte e apoio às atividades-fim do CRCPR e aprovados um pedido de remissão de débitos e uma solicitação de remanejamento de verbas no orçamento do exercício de 2022, conforme a portaria CRCPR nº 164/2022. Além disso, o grupo fez o acompanhamento da Requisição de Documentos e Informações (RDI) para a Auditoria Interna do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).




Reprodução permitida, desde que citada a fonte.