As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, nessa quinta-feira (23), suas reuniões regimentais, cujas pautas incluíram análise de processos e discussão de projetos.

Também na quinta à tarde, aconteceu a reunião mensal do Conselho Diretor, com participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, e dos vice-presidentes Everson Breda Carlin (Administração e Finanças), Claudemir Matiusso (Registro), Jefferson Paulo Martins (Fiscalização, Ética e Disciplina) e dos conselheiros César Alberto Ponte Dura (representando o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem), Luiz Fernando Ferraz (representando a vice-presidente de Controle Interno, Eunice Maria Cavali Duarte) e Danilo Alves Grani (representando o vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Nelinho Kukla). Participou ainda o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo. Um dos assuntos discutidos no encontro foi a escolha do novo delegado representante do CRCPR em Cornélio Procópio, a ser homologada na Reunião Plenária de sexta-feira (24).

Câmaras

As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente, Jefferson Paulo Martins. Os trabalhos tiveram o apoio do gerente de Fiscalização Fabrizio Guimarães. Desta vez, a reunião contou com a presença de alunos de Ciências Contábeis da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Toledo. Os conselheiros procederam análises de 13 processos na Câmara de Fiscalização e de 36 na Câmara de Ética e Disciplina.

Participaram os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Ariane Yumi de Almeida Rocha, Carlos Augusto Bittencourt Gomes, César Alberto Ponte Dura, Cláudio Luiz Brunetto, Daniella Novak, Danilo Alves Grani, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Francisco Savi, Gisele Martins Machioski, Luiz Fernando Ferraz, Lauri Helfenstein, Marcia Ogido Hokama, Rafael Benjamin Cargnin Filho e Rodinei Bonfadini. A conselheira suplente Hylcinéia Deisy da Silva Liboni participou como ouvinte.

A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pelo vice-presidente Claudemir Matiusso e contou com a participação da gerente de Atendimento Celita Paltanin e do conselheiro Anselmo Luiz Pedrangelo. Foram apreciados 472 processos relativos à concessão de registro, suspensão e baixa, além daqueles relacionados à cobrança de anuidades e outros débitos de profissionais e organizações contábeis.

Em março, o CRCPR segue como o 5º maior CRC do Brasil com 34.058 profissionais da contabilidade, tendo, em 2023, ocorrido 444 novos registros e 660 baixas. Em organizações contábeis, a entidade é a 4º maior do Sistema CFC/CRCs, com 6.608 empresas. Em 2023 já foram realizados 127 novos registros de organizações contábeis e 84 baixas.

A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Everson Breda Carlin e contou com a participação do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, do conselheiro Rafael Benjamin Cargnin Filho e do funcionário do CRCPR, Rafael Amaral. Na ocasião, foram tratados pedidos de remissão de débitos e analisadas as atividades realizadas pela Comissão de Governança, Riscos, Compliance e LGPD.

A Câmara de Desenvolvimento Profissional e a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) reuniram-se sob a coordenação do conselheiro Cesar Alberto Ponte Dura (substituindo o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem), com o apoio do gerente Dirceu Zonatto e a participação dos conselheiros Ariane Yumi de Almeida Rocha e Rodinei Bonfadini. Na reunião da CEPC, foram homologados 12 cursos de pós-graduação, 18 cursos nacionais e mais 30 cursos no exterior .

A Câmara de Controle Interno, que trabalha com questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida pelo conselheiro Luiz Fernando Ferraz (representando a vice-presidente, Eunice Maria Cavali Duarte), com a participação do conselheiro Francisco Savi e do funcionário Rafael Amaral. Foram aprovados os balancetes do mês de fevereiro, analisados os procedimentos de acompanhamento, suporte e apoio às atividades-fim do CRCPR e dois pedidos de remissão de débitos e isenção de anuidade.

A Câmara de Desenvolvimento Regional foi conduzida pelo conselheiro Danilo Alves Grani (representando o vice-presidente Nelinho Kukla), com a participação do conselheiro Carlos Augusto Bittencourt Gomes. Os integrantes discutiram o evento que reuniu delegados representantes em Foz do Iguaçu, as inscrições para delegados representantes em algumas regiões e a conclusão do processo de escolha de candidato para a função em Cornélio Procópio.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.