Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, nesta quinta-feira (23), suas reuniões regimentais, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos, revisão de contas da entidade e outras pendências administrativas.

O encontro do Conselho Diretor ocorreu às 15 horas, com a participação do presidente Laudelino Jochem, dos vice-presidentes - Narciso Dóro Júnior (Relações Sociais), Jefferson Paulo Martins (Fiscalização, Ética e Disciplina), Claudemir Aparecido Matiusso (Registro), Michel Gulin Melhem (Desenvolvimento Profissional) e Nelinho Kukla (Desenvolvimento Regional), e dos conselheiros Rafael Benjamin Cargnin Filho e Luiz Fernando Ferraz  (representando respectivamente as áreas de Adm. e Finanças e Controle Interno), na ausência de Everson Breda Carlin e Eunice Maria Cavali Duarte. Também esteve presente o conselheiro convidado Danilo Alves Grani e o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo. 



A reunião da Câmara de Registro, conduzida pelo vice-presidente, Claudemir Matiusso, contou com a participação dos conselheiros Anselmo Luiz Pedrangelo e Eva Schran de Lima, além da gerente de Registro, Celita Paltanin. Foram apreciados 285 ritos processuais, sendo 172 de rito sumário e 113 de rito ordinário. Além disto, foram levantados os dados atuais de registrados no CRCPR, que são de 6.460 organizações contábeis, 25.997 contadores e 7.664 técnicos em contabilidade.



As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente Jefferson Paulo Martins, com o apoio do gerente da Divisão de Fiscalização, Fabrizio Guimarães. Foram realizadas as análises de 18 processos na Câmara de Fiscalização e 29 na Câmara de Ética e Disciplina. Além disto, 29 processos foram arquivados por regularização. 

Dentre os integrantes das Câmaras de Fiscalização, e de Ética e Disciplina, participaram das reuniões os conselheiros  Alberto Barbosa; Anselmo Luiz Pedrangelo; Ariane Yumi De Almeida Rocha; César Alberto Ponte Dura; Claudio Luiz Brunetto; Danilo Alves Grani; Eva Schran De Lima; Indiara Barbosa Custódio; Narciso Dóro Júnior; Fernando Antonio Borazo Ribeiro; Francisco Savi; Gisele Martins Machioski; Jessica Harumi Dallagrana Salvá; Júlio Ricardo Morona; Lauri Helfenstein; Luiz Fernando Ferraz; Marcia Ogido Hokama; e Rafael Benjamim Cargnin Filho; e contou ainda com a presença do presidente do CRCPR, Laudelino Jochem. 



A Câmara de Controle Interno, que trabalhou em questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida pelo conselheiro Luiz Fernando Ferraz, com o apoio do controlador interno Rafael Amaral. Também esteve presente o conselheiro Francisco Savi. Foi realizada a aprovação dos balancetes referentes ao mês de maio/2022 e elaboração de modelos de relatórios de auditoria e de checklist para fiscais de contratos em processos de licitação.



Neste dia, também estiveram reunidos os membros da Câmara de Desenvolvimento Profissional e da Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC/CRCPR), sob a coordenação do vice-presidente Michel Gulin Melhem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto. Foram analisados 25 cursos para pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) e uma atividade de pós graduação. Seis cursos e atividades foram devolvidos por improcedência ou para adequação. Pela Câmara, também participaram os conselheiros Ariane Yumi Rocha e Cesar Alberto Ponte Dura; e pela CEPC, Edison Rodrigues da Costa, João Maria da Silva de Lima e Renê Miguel Requê Filho. 



A Câmara de Desenvolvimento Regional, liderada pelo vice-presidente Nelinho Kukla, com os profissionais da contabilidade Danilo Alves Grani e Jéssica Harumi Dallagrana Salvá como integrantes, discutiu a realização de Plenárias fora de Curitiba, programas de comunicação e integração com delegados representantes e a retomada do programa CRCPR em Sua Região, que reiniciou em junho, pelo Litoral. Uma das pautas principais foi a agenda das próximas visitas, que estão programadas para as delegacias de Pinhais, Campo Largo, Araucária, Lapa e  Colombo. 


A reunião da Câmara de Administração e Finanças não aconteceu nesta data, por indisponibilidade dos integrantes.


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.