As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, nessa quinta-feira (26), suas reuniões regimentais, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos, revisão de contas da entidade e outras pendências administrativas.

Também na quinta, às 14h30, aconteceu a reunião mensal do Conselho Diretor, com participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, e dos vice-presidentes Everson Breda Carlin (Administração e Finanças), Michel Melhem (Desenvolvimento Profissional), Eunice Maria Cavali Duarte (Controle Interno), Jefferson Paulo Martins (Fiscalização, Ética e Disciplina), Nelinho Kukla (Desenvolvimento Regional) e Claudemir Matiusso (Registro). Também esteve presente o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo.

Câmaras

As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente, Jefferson Paulo Martins, e do presidente Laudelino Jochem. As reuniões tiveram o apoio do gerente e da funcionária da Divisão de Fiscalização (respectivamente, Fabrizio Guimarães e Neila Pavelski) e assessoria jurídica de Jeferson Luiz Lucaski. Os conselheiros procederam análises de 10 processos na Câmara de Fiscalização e 24 na Câmara de Ética e Disciplina, além de arquivarem 58 processos, devidamente regularizados.

Participaram dessas reuniões os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Ariane Yumi de Almeida Rocha, Carlos Augusto Bittencourt Gomes, César Alberto Ponte Dura, Cláudio Luiz Brunetto, Daniella Novak, Danilo Alves Grani, Eva Schran de Lima, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Francisco Savi, Gisele Martins Machioski, Luiz Fernando Ferraz, Lauri Helfenstein, Marcia Ogido Hokama, Rafael Benjamin Cargnin Filho, Rosemere Kiyomi Hayashi e Rodinei Bonfadin.

A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pelo vice-presidente Claudemir Matiusso, e contou com a participação da gerente de atendimento, Celita Paltanin, dos conselheiros Eva Schran e Anselmo Luiz Pedrangelo, do diretor superintendente Gerson Borges de Macedo e da gerente de Comunicação, Adriana Magalhães. Foram apreciados 613 ritos processuais, sendo 176 de rito sumário e 437 de rito ordinário. Dessa vez, foi discutida também a grande demanda de atendimentos em diferentes plataformas e o envio de 144 carteiras físicas para entrega e a produção de 119 novas carteiras digitais.

A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Everson Breda Carlin e contou com a participação do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior, dos conselheiros Rosemere Hayashi e Rafael Benjamin Cargnin Filho, do coordenador de Divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair de Souza, e da coordenadora de Governança, Riscos, Compliance e Qualidade, Jeruza Moura Burges. Na ocasião, foram tratados assuntos como o Termo de Compartilhamento de Dados sob Confidencialidade com o Conselho Federal de Contabilidade ou com os Conselhos Regionais de Contabilidade, o Plano Anual de Treinamentos (PAT) e o Plano de Desenvolvimento de Líderes (PDL) para 2023, a nova portaria que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Salários do CRCPR e deliberações de concessão de Remissão de Débitos.

A Câmara de Desenvolvimento Profissional e a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) reuniram-se sob a coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto e a participação dos conselheiros Ariane Yumi  de Almeida Rocha, Daniella Novak, Gisele Machioski, Cesar Alberto Ponte Dura, Edson Costa,  Rodinei Bonfadini, João Maria da Silva de Lima e Rene Miguel Reque Filho. No CEPC, foram homologados 32 cursos, um evento, 23 atividades de docência, 30 cursos no exterior, duas produções intelectuais e 37 pós-graduações. Na câmara, foram aprovados dois processos de eventos do CRCPR.

A Câmara de Desenvolvimento Regional foi conduzida pelo vice-presidente Nelinho Kukla, com a presença do conselheiro Danilo Alves Grani e Carlos Augusto Bittencourt Gomes. Os integrantes analisaram o planejamento de datas e cidades do projeto "CRCPR em Sua Região" em 2023 e discutiram sobre o evento, a ser realizado no mês de março, que reunirá os delegados representantes na sede do CRCPR, em Curitiba. A reunião contou com a presença do presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

A Câmara de Controle Interno, que trabalha em questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida por sua vice-presidente, Eunice Maria Cavali Duarte, com a participação dos conselheiros Francisco Savi e Luiz Fernando Ferraz e dos funcionários Rafael Amaral e Valdair de Souza.

Foram aprovados os balancetes do mês de dezembro, analisados os procedimentos de acompanhamento, suporte e apoio às atividades-fim do CRCPR e aprovados dois pedidos de remissão de débitos e isenção de anuidade, análises de processos do setor de Desenvolvimento Profissional quanto à existência de dotação orçamentária e financeira para execução dos eventos. Além disso, o grupo discutiu sobre o andamento do Sistema de Gestão por Indicadores (SGI) e fez o acompanhamento da Requisição de Documentos e Informações (RDI) para a Auditoria Interna do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.