As Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Administração e Finanças, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Registro e Controle Interno realizaram, na última quinta-feira (27), suas reuniões regimentais, cujas pautas incluíram análise de processos, discussão de projetos e outras pendências administrativas.

Em sentido horário, a partir da esq.: Michel Melhem, Claudemir Matiusso, Gerson Borges de Macedo, Laudelino Jochem, Everson Breda Carlin, Eunice M. C. Duarte, Nelinho Kukla e Jefferson Paulo Martins.

Também na quinta, no período da tarde, aconteceu a reunião mensal do Conselho Diretor, com a participação do presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem, e dos vice-presidentes Everson Breda Carlin (Administração e Finanças), Michel Melhem (Desenvolvimento Profissional), Eunice Maria Cavali Duarte (Controle Interno), Jefferson Paulo Martins (Fiscalização, Ética e Disciplina), Claudemir Matiusso (Registro) e Nelinho Kukla (Desenvolvimento Regional). Participou ainda o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo.

Foram discutidos assuntos como o treinamento dos funcionários que será realizado pelo CRCPR no dia 30 de maio e a instituição de dois novos programas, "Por dentro do CRCPR" e "Autor Parceiro", que serão divulgados em breve. Outro assunto discutido  foi a escolha de novo delegado representante do CRCPR para a região de Guarapuava.

Câmaras

As reuniões das Câmaras de Fiscalização e de Ética e Disciplina aconteceram sob a coordenação do vice-presidente Jefferson Paulo Martins. Os trabalhos tiveram o apoio do gerente de Fiscalização Fabrizio Guimarães. Os conselheiros analisaram 17 processos na Câmara de Fiscalização e 31 na Câmara de Ética e Disciplina, além de arquivarem 42 processos, devidamente regularizados.

Participaram os conselheiros Alberto Barbosa, Anselmo Luiz Pedrangelo, Ariane Yumi de Almeida Rocha, Carlos Augusto Bittencourt Gomes, César Alberto Ponte Dura, Cláudio Luiz Brunetto, Daniella Novak, Danilo Alves Grani, Fernando Antonio Borazo Ribeiro, Francisco Savi, Gisele Martins Machioski, Luiz Fernando Ferraz, Lauri Helfenstein, Marcia Ogido Hokama, Rafael Benjamin Cargnin Filho, Rodinei Bonfadini e Rosemere Kiyomi Hayashi.

A reunião da Câmara de Registro foi conduzida pelo vice-presidente Claudemir Matiusso (na foto, à direita) e contou com a participação (na foto, a partir da esquerda) da gerente de registro e atendimento, Celita Paltanin, e dos conselheiros Anselmo Luiz Pedrangelo e Eva Schran de Lima Foram apreciados 318 ritos processuais, sendo 119 de rito sumário e 199 de rito ordinário. Dessa vez, foi discutida também a grande demanda de atendimentos em diferentes plataformas, além do envio de 156 carteiras físicas para entrega e a produção de 166 novas carteiras digitais.

A reunião da Câmara de Administração e Finanças aconteceu sob a coordenação do vice-presidente Everson Breda Carlin e contou com a participação do gerente operacional Maurício Ostrowski Júnior (esq.), dos conselheiros Rosemere Hayashi e Rafael Benjamin Cargnin Filho e do coordenador de Divisão Financeira, Contábil e RH, Valdair de Souza. Foram tratadas deliberações de concessão de Remissão de Débitos. Júnior apresentou ainda a dinâmica do evento de treinamento dos colaboradores do CRCPR, bem como as sugestões de temas a serem tratados e os objetivos do evento que ocorrerá no dia 30 de maio.

Além disso, foram apresentadas as atividades realizadas pela Câmara ao logo do mês e discutido o andamento dos projetos desenvolvidos pela Comissão de Governança, Riscos, Compliance e LGPD.

Câmara de Desenvolvimento Profissional e a Comissão de Educação Profissional Continuada (CEPC) reuniram-se sob a coordenação do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Michel Melhem, com o apoio do gerente Dirceu Zonatto. Participaram os conselheiros Ariane Yumi  de Almeida Rocha, Cesar Alberto Ponte Dura, e Rodinei Bonfadini, além do auditor independente Edson Costa, que integra a CEPC. Na câmara, foram discutidos dois processos de participação de conselheiros e funcionários em eventos, que serão realizados nas cidades de Manaus (AM) e Fortaleza (CE). A CEPC homologou dois processos físicos de justificativas pelo não cumprimento da pontuação, 32 cursos para credenciamento e 20 atividades de pós-graduação para pontuação.

A Câmara de Controle Interno, que trabalha com questões orçamentárias e administrativas, teve a reunião conduzida por sua vice-presidente, Eunice Maria Cavali Duarte, com a participação dos conselheiros Francisco Savi (na foto, à esq.) e Luiz Fernando Ferraz (dir.) e apoio do funcionário Rafael Amaral.

Foram aprovados os balancetes do mês de março, analisados os procedimentos de acompanhamento, suporte e apoio às atividades-fim do CRCPR e dois pedidos de remissão de débitos e isenção de anuidade.

A reunião da Câmara de Desenvolvimento Regional foi conduzida pelo vice-presidente Nelinho Kukla, com a presença do conselheiro Danilo Alves Grani e Carlos Augusto Bittencourt Gomes.

Os integrantes discutiram alterações na agenda do Programa CRCPR em Sua Região, o desenvolvimento de ações para o ano corrente e a abertura do processo de escolha de candidato para a função de delegado representante na cidade de Guarapuava.

Além disso, apresentaram as atividades da câmara para o novo delegado representante do CRCPR em Cornélio Procópio, contador Madison Luis da Silva Guilherme, cuja assinatura do termo de posse ocorre na Reunião Plenária desta sexta-feira (28).

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.