Em maio do ano passado, aconteceu a primeira edição do Fórum dos Profissionais de Contabilidade da Área Cooperativista, no âmbito da 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, promovida pela Academia de Ciências Contábeis do Paraná, em Foz do Iguaçu. Considerando a relevância do debate ocorrido então, bem como a necessidade de difundir as peculiaridades das normas contábeis do setor cooperativista junto a órgãos fiscalizadores e profissionais contábeis que atuam ou pretendem atuar nesse segmento, a Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR deliberou a necessidadede intensificar a realização desse tipo de evento. Assim, em parceria com a Organização das Cooperativas do Paraná (Sistema Ocepar), nos dias 25 e 26 desetembro, acontece o II Fórum dos Profissionais de Contabilidade da Área Cooperativista, no auditório do Sistema Ocepar, em Curitiba.

Com inscrições gratuitas, a participação no evento vale seis pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC/CFC) para auditores, profissionais de contabilidade de grandes empresas (PROGP), de entidades de previdência complementar reguladas pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e de instituições financeiras regulamentadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e Banco Central do Brasil (Bacen). Para profissionais da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e peritos, o evento vale dois pontos.

"A programação desta segunda edição está distribuída ao longo de dois dias. Procuramos intercalar assuntos regualtórios, como as palestras Acordos de Basileia e as novas exigências de capital (dia 25) e Ética, compliance e Noclar: desafios e oportunidades (dia 26), com temas voltados para gestão e inovação, para tornar o evento mais dinâmico e interessante", revela o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, que participará da cerimônia de abertura na terça-feira, às 14h30, ao lado do presidente da Ocepar, José Roberto Ricken.

Nesta entrevista, o coordenador da Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista doCRCPR, Laudelino Jochem, que também é vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, explica mais sobre o evento e sobre os trabalhos dacomissão.

22-01-2016 (121).JPG

CRCPR Online: Qual o objetivo do II Fórum dos Profissionais de Contabilidade da Área Cooperativista?

LJ: O II Fórum visa principalmente levar conhecimento aos profissionais da contabilidade da área cooperativista. Além disso, o evento também tem como objetivo aproximar e integrar os profissionais da contabilidade do segmento cooperativo.

CRCPR Online: Para qual público foi construído este evento? Quais são os temas principais?

LJ: O evento tem como alvo os profissionais da contabilidade que já atuam, ou que pretendam atuar, no segmento cooperativista. O evento trata de temas muito importantes como: inovação, disrupção, ética, compliance, contabilidade como instrumento de gestão, novas exigências do Banco Central, entre outros.

CRCPR Online: Na sua visão, quais os principais desafios do profissional contábil da área cooperativista?

LJ: O segmento cooperativista vem crescendo muito no Brasil e com isso traz inúmeras oportunidades aos profissionais da contabilidade, porém as oportunidades, trazem consigo, exigências e desafios, entre eles o principal está ligado ao conhecimento. Assim, o conhecimento passa a ser o grande desafio para alcançar voos altos neste segmento de mercado.

CRCPR Online: O senhor é coordenador da Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR, que está desenvolvendo o evento. Quais são as principais ações da Comissão e o que ela almeja para o futuro?

LJ: A comissão foi criada para servir de suporte e apoio técnico aos contabilistas que atuam no segmento cooperativista. Neste sentido, já existe uma pauta extensa de temas que serão estudados pelos membros da comissão com o objetivo de elaborar materiais para esclarecimentos nesta área. Neste ano, a comissão já publicou dois e-books sobre temas ligados a contabilidade de cooperativas. O futuro da comissão é avançar cada vez mais e passar a ser vista e procurada, para contribuir com elaboração de materiais contábeis e tributários, bem como a criação de eventos descentralizados em todo o Paraná para levar conhecimento ao segmento.

Confira abaixo os dois e-books gratuitos lançados pela do Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista do CRCPR, em 2018:

Tratamento Contábil das Operações de Remessa de Produção do Cooperado para a Cooperativa

Tratamento Contábil e Tributário de Subvenções e Assistências Governamentais às Entidades Cooperativas

SERVIÇO:

IIº Fórum dos Profissionais de Contabilidade da Área Cooperativista:

Clique aqui e faça agora mesmo suainscrição

forum_contabilidade_1.jpgforum_contabilidade_2.jpg