Resolução define o planejamento estratégico do sistema CFC/CRCs

Publicada em 5 de dezembro de 2014, a Resolução nº 1.473 do CFC responde a muitas indagações da sociedade quando ela pergunta para que existem e o que fazem os conselhos regionais de contabilidade e o Conselho Federal de Contabilidade. Segundo o texto, que define o planejamento estratégico do sistema até 2017, a missão do CFC/CRCs é “promover o desenvolvimento da profissão contábil, primando pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando como fator de proteção da sociedade”.

Pelo conjunto das atividades que desenvolvem, os conselhos de contabilidade procuram ser referência nacional e internacional como órgãos de profissão regulamentada, politicamente articulados e formadores de opinião em questões socioeconômicas, tributárias, técnicas e organizacionais, promovendo o desenvolvimento da profissão contábil.

Os principais valores cultivados são: ética no trabalho; companheirismo; responsabilidade profissional e social; compromisso; confiança; transparência; respeito; e trabalho perseverante. Já os objetivos estratégicos do sistema CFC/CRCs estão representados no mapa a ser realizado até 2017, incluindo, entre outras metas, o fortalecimento da profissão, investimento em formação de competências e habilidades do profissional por meio de programas de educação continuada, promover a satisfação da classe contábil, fortalecer a participação sociopolítico- institucional perante as instituições públicas, privadas, sociedade civil e entidades representativas da classe contábil, firmar parcerias estratégicas, inovar, integrar e otimizar a gestão.

Metas do CRCPR para 2015

Contando com mais de 33 mil profissionais registrados em todo o estado, o CRCPR tem atualmente 54 conselheiros, seis macrodelegacias, 51 delegacias regionais e pouco mais de 60 funcionários trabalhando na sede e nos escritórios regionais.

As metas estabelecidas para 2015 vão superar as taxas de produtividade e desempenho divulgadas pelo último Balanço Socioambiental do CRCPR. Segundo esse documento, o volume de atendimento ao público pelo setor de Registro chegou a 38.534 em 2013 contra 32.671 no ano anterior.

Já o setor de fiscalização efetuou 88.112 diligências em 2013 contra 86.283 em 2012 e as arrecadações por multas aplicadas somaram R$ 286.690,58 em 2012 e R$ 372.951,17 em 2013. Serão mantidas e aperfeiçoadas as estratégias de trabalho da fiscalização: o planejamento das ações; o aperfeiçoamento dos funcionários por meio de cursos e treinamentos; a modernização das ferramentas; a troca de informação entre os CRCs; a abertura dos trabalhos com a participação dos profissionais. Modalidade mais ágil e econômica que a tradicional, a fiscalização eletrônica será levada a mais profissionais do que nos anos anteriores.

Grande ênfase será dada ao desenvolvimento profissional, com aumento dos eventos de educação continuada, cursos – presenciais e à distância -, seminários, palestras, ciclos de estudos, promovidos diretamente pelo Conselho, nas principais cidades do estado, e ainda em parceria com outras entidades e instituições de ensino. Além dos treinamentos de atualização profissional, será dada atenção também aos estudantes de contabilidade e aos professores dos mais de 70 cursos de Ciências Contábeis em funcionamento no Paraná, com programas e encontros específicos.

Estão contemplados também mais investimentos em comunicação, informática, melhoria das estruturas físicas e em ações sociais. Projetos como o Programa do Voluntariado da Classe Contábil, incentivo às doações dos Fundos da Criança e do Adolescente; iniciativas tradicionais como o Criança Feliz, o Natal Solidário, a Campanha do Agasalho, Dia da Saúde, entre outros, vão reforçar a responsabilidade social do CRCPR.

>> Veja aqui os Balanços Socioambientais do CRCPR de 2012 e 2013