Conselheiros e delegados do CRCPR participam de reuniões e solenidades representando a classe contábil por todo o Estado do Paraná

Nesta quarta-feira (25) o vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Everson Breda Carlin, representou o presidente Laudelino Jochem na Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), que aconteceu em plataforma virtual.

Foram abordadas as deliberações do relatório contábil e financeiro da autarquia referente ao 1º quadrimestre de 2022 e os números do Registro Empresarial no período,

Integram o Conselho de Administração da Jucepar representantes das principais entidades empresariais e profissionais do Estado, entre as quais, o CRCPR.

Na manhã de segunda-feira (23), Helder Lazarotto, prefeito de Colombo, município da região metropolitana de Curitiba, sancionou a Lei nº 1.639, que institui o Plano Municipal de Desburocratização. A nova lei tem como objetivo facilitar a tramitação e a realização de atos processuais por meio de ferramentas digitais.

A solenidade aconteceu na Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviços de Colombo e reuniu profissionais da contabilidade, empresários e comerciantes da cidade. O projeto de Lei foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo do município.

Estiveram presentes, além do prefeito Helder Lazarotto, o vice e secretário de Educação, Professor Alcione, a presidente da ACIC, Maria Parecida Trindade de Souza, os vereadores Rodrigo Coradin, Pastor Carlinhos, Professor Roger, Osmair Posseban, Renato da Farmácia e a delegada representante do CRCPR em Colombo, Kelly Menagari, que contribuiu com o processo de elaboração e aprovação do Projeto de Lei e foi uma das signatárias do documento que sancionou a nova legislação, junto com o prefeito Lazarotto e a presidente da ACIC.

No último dia 21, o delegado representante do CRCPR em Maringá, Humberto José Henrique, representou o Conselho no Jantar dos Contabilistas, em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade (25/4), promovido pelo Sindicato dos Contabilistas de Maringá (Sincontábil).

O evento reuniu contadores e contadoras de Maringá e outras cidades do Paraná e contou com a participação de diversos representantes de entidades contábeis e autoridades locais, tais como Paulino José de Oliveira, Joel Azevedo de Oliveira, Gilson Luis da Silva e Hélio de Souza, respectivamente presidente, vice-presidente de Assuntos Jurídicos, diretor e membro do Conselho Fiscal da Federação dos Contabilistas do Estado do Paraná (Fecopar); Idnei Hundsdorfer, presidente do Sindicato dos Contabilistas Campo Mourão (SinConCam); Jean Corradini, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Umuarama (Sincouma); José Koichi, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Londrina e Região (Sincolon); José Carlos da Silva, presidente do Sindicato dos Contabilistas de Apucarana (SICAP); Orlando Chiqueto, Secretário da Fazenda do Município de Maringá e ex-vice-presidente do CRCPR; Moacir Paulo de Morais, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Maringá; Reinaldo Fantinelli, chefe da Agência de Renda de Maringá; Maurício Gilberto Candido, conselheiro suplente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC); e Décio Vicente Galdino Cardin, conselheiro do CRCPR.

A partir da esquerda: Orlando Chiqueto Rodrigues, Secretário da Fazenda de Maringá e ex-vice-presidente do CRCPR; Maurício Gilberto Cândido, conselheiro suplente do CFC e ex-vice-presidente do CRCPR; José Carlos Cardoso Góes da Silva, presidente do Sincontábil; Humberto José Henrique, delegado representante do CRPCR em Maringá; e Paulino José Oliveira, presidente da Fecopar.

Participantes da primera reunião do Conselho Fiscal da E-Paraná, realizada em 28 de abril. A partir da esquerda: contadores André do Amorim, Joaquim do Amorim Filho, Wagner Luiz Rodrigues, o secretário executivo da entidade, Rafael Chinasso Fernandez Segura, o contador Armando Santos Lira, Renan Lucas Mendes, diretor administrativo-financeiro da RTVE e Alciomar Gottschild, gerente administrativo da E-Paraná

O contador Armando Santos Lira, conselheiro suplente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) tomou posse como representante da entidade no Conselho Fiscal da E-Paraná no último dia 18 de abril.

A E-Paraná é um serviço social autônomo, sem fins lucrativos, que trabalha para o Estado do Paraná na criação, execução e distribuição de materiais, peças, imagens e audiovisuais. Suas produções têm caráter educativo, artístico, cultural, científico e informativo, para cumprir a tarefa de comunicar sempre tendo em vista a utilidade pública.

O Conselho Fiscal da E-Paraná é composto por três integrantes e é responsável por parecer sobre os balancetes mensais, o balanço e as contas anuais da instituição, assim como sobre os demais documentos contábeis e financeiros, encaminhando-os ao Conselho de Administração, para deliberação. Além de Lira, integram o Conselho Fiscal Diego de Oliveira Nogueira, indicado pelo governador do estado, Wagner Luiz Rodrigues, indicado pelo Conselho de Administração.

A primeira reunião do grupo aconteceu no dia 27 de abril, quarta-feira, durante a qual foram sanadas dúvidas sobre a documentação analisada. Além dos integrantes do Conselho Fiscal, participaram ainda o secretário executivo da entidade, Rafael Chinasso Fernandez Segura, e os contadores André do Amorim e Joaquim do Amorim Filho.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.