Relatório de gestão do CRCPR mostra evolução da classe contábil paranaense

O CRCPR publicou, em novembro último, o relatório das gestões 2008-2009 e 2010-2011, com as principais realizações do período (confira a íntegra do relatório no link). Uma das principais conquistas, na avaliação, do presidente Paulo Caetano, foi a união das entidades. “Isso foi decisivo para o desenvolvimento de projetos que resultaram em crescimento da classe. Esse processo culminou com a ampliação dos membros do CRCPR, de 42 para 54, de modo a abrigar representantes de todas as regiões do estado”.

As ações ganharam agilidade com as comissões criadas para resolver situações específicas. Destacaram-se, entre as propostas, a de inviolabilidade dos escritórios de contabilidade, projeto de abertura de empresa em 8h, a Sombra do Imposto; entre os programas e iniciativas, o Chat para elucidar problemas do dia a dia da profissão, o Fale com o Presidente, o Programa da Mulher Contabilista.

Expansão patrimonial

Mostra o relatório que os bens móveis e imóveis do Conselho apontavam valores de R$ 18 milhões em agosto de 2011. A sede e os escritórios regionais passaram por ampla reforma. A situação financeira, apesar de dificuldades iniciais, permitiu a realização de investimentos em informática, programa de educação à distância e concurso público para contratação de pessoal, fechando o quatriênio com saldo.

Aumento da classe

Em dezembro de 2008, havia 27.555 profissionais com registro ativo, número que saltou para 34.420 em junho de 2011. O setor de registro iniciou a modernização do sistema cadastral com a implantação do registro eletrônico, a digitalização de documentos antigos, a emissão de alvará de organizações contábeis via internet e carteira de identidade profissional com chip eletrônico. Mas o maior avanço veio com a Lei nº 12.249/10, tornando obrigatória a aprovação em exame de suficiência para exercer a profissão.

Fiscalização: ênfase na orientação

Toda a ação da fiscalização esteve voltada antes à orientação, a começar pela abertura dos projetos, sempre com convite à participação dos profissionais. Foram mais de 200 mil atividades desenvolvidas pelo setor no período. A qualidade desse trabalho foi assegurada pelo treinamento contínuo dos fiscais e instrumentos colocados à sua disposição. Até o fechamento deste relatório foram lavrados 4.296 autos de infração e abertos 1.439 processos ético-disciplinares, que resultaram na suspensão do registro de 98 profissionais.

A educação continuada

Os investimentos em educação continuada ganharam impulso com a realização de ciclos de estudo, palestras, cursos, teleconferências em parceria com várias entidades. Destaque para o Programa + Saber Contábil, no formato de educação à distância, que trouxe enfim a perspectiva da atualização profissional ao alcance de todos; Encontro Paranaense da Mulher Contabilista (duas edições), Fórum Paranaense de Coordenadores e Professores de Ciências Contábeis, 15ª Convenção dos Contabilistas do Paraná, e Cecoc que reuniu em cada uma das suas edições anuais mais de dois mil participantes no Teatro Positivo, em Curitiba.

Modernização e comunicação

O CRCPR melhorou o atendimento aos profissionais, descentralizando o sistema e investindo em tecnologias. Com estrutura instalada em informática, os contabilistas têm acesso a número crescente de serviços online. Mais de R$ 700 mil foram investidos em equipamentos de informática. A comunicação, por sua vez, apresentou novas mídias de interação com a classe, o CRCPR online, o Cá entre nós, a Opinião do presidente, a Folha do CRCPR distribuiu 678 mil exemplares e a Revista do CRCPR, agora no formato online, passou a ser disponibilizada a quaisquer interessados.

Responsabilidade social

O CRCPR incentivou os contabilistas a desenvolver a responsabilidade social, por meio de campanhas, como Natal Solidário e Criança Feliz; arrecadando alimentos e brinquedos para famílias carentes, realizando palestras sobre as leis de incentivos fiscais e doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. A cidadania foi incentivada ainda pela instalação, no estado, do Programa de Voluntariado da Classe Contábil.

Diretoria 2008/2009

Diretoria 2010/2011