Os profissionais da contabilidade já podem voltar a solicitar a versão física da carteira de identidade profissional. A emissão do documento físico ficou suspensa entre os anos de 2020 e 2021 devido ao agravamento da pandemia de Covid-19 e dada a necessidade de conclusão de processo licitatório para a contratação da empresa que faria a impressão, mas agora retorna à normalidade.

Os profissionais que queiram obter o documento devem requisitá-lo no site do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), no item de menu "Profissionais", opção "Carteira de Identidade Profissional", ou clicar aqui! Para confirmar o pedido, é necessário pagar uma taxa no valor de R$40,00 (o custo do documento permanece o mesmo desde 2019 e que a carteira digital, que tem o mesmo valor legal do documento físico, não tem custo para emissão).

A disponibilização do documento físico obedece às disposições estabelecidas na Resolução CFC n.º 1.624, de 20 de maio de 2021. Essas informações podem ser acessadas pelo link: https://www2.cfc.org.br/sisweb/sre/Default.aspx.

"Quem é de Curitiba e Região Metropolitana já foi notificado por e-mail e pode se dirigir à sede do CRCPR para retirar o documento, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h. Quanto às carteiras de profissionais do interior, elas foram encaminhadas aos respectivos delegados representantes, que enviarão os e-mails de notificação assim que estiverem com os documentos em mãos. Aí é só agendar e retirar", explica o vice-presidente de Registro, Claudemir Matiusso.

O Sistema CFC/CRCs alerta aos contadores e técnicos de contabilidade que a obtenção da carteira de identidade profissional não configura habilitação para o exercício profissional. Para essa finalidade, o profissional deverá obter a Certidão de Habilitação Profissional, conforme dispõe a Resolução CFC nº 1.637, de 7 de outubro de 2021.

Com informações do CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.